Estudar para concurso público não é tarefa fácil, mas existem algumas técnicas podem ajudar nesse processo. Você já ouvir dizer que estudar ouvindo música pode melhor a concentração e absorção do conteúdo? Confira algumas pesquisas que comprovam esta teoria.
Existem duas vertentes que são a favor do estudo acompanhado de melodias: a que defende que as músicas ajudam na fixação do conteúdo, e a que afirma que estudar com música melhora a concentração na hora da prova. Se você já está quase convencido, nós vamos explicar direitinho para você quais são os argumentos a favor desta prática:
– Evidência número um: O Spotify convidou a Dra. Emma Gray, especialista em Psicologia Educacional no British Cognitive Behaviour Therapy, em Londres, para realizar um experimento da influência da música nos estudos. A pesquisa revelou que os alunos que ouviam a música adequada durante os estudos possuem rendimento 12% maior em testes. Mas a investigação revelou também que é importante escolher a música certa para cada área de estudo. Por exemplo: Música clássica (de 60-70 batidas por minuto) se mostrou com melhor resultado em estudos de Matemática; Músicas com 50-80 batimentos por minuto, têm um efeito calmante sobre a mente, tornando-a mais propícia para o pensamento lógico; Ao estudar para disciplinas como o Português, Teatro ou Artes, a investigação demonstra que estes estudantes deverão ouvir a músicas de rock e pop mais emotivas, o que produz um maior estado de ansiedade que aumenta a performance criativa.
– Evidência número dois: Alguns Professores e Coachings para concurseiros indicam a música durante o estudo para melhorar a concentração do estudante na hora da prova, pois, se a pessoa está desde a preparação adaptada aos ambientes que contêm barulhos, no momento da prova esse candidato dificilmente se desconcentrará com ruídos externos que possam atrapalhar seu desempenho no concurso.
– Evidência número três: Nos anos 60, Lozanov, médico e educador búlgaro, criou a “técnica de sugestopedia”, que descreve que qualquer pessoa, em um estado mental denominado por ele “estado de vigília relaxada”, aprende com mais facilidade em um espaço de tempo reduzido. O estado de vigília relaxado é alcançado quando o nosso cérebro entra em “alfa”, ou seja, quando opera na faixa de 8 a 12 ciclos por segundo. Lozanov verificou que, ao ouvir música barroca, a frequência mental de seus alunos era reduzida e entrava em “alfa”. O resultado percebido foi que seus alunos tiveram uma melhora altamente significativa na percepção, processamento, memorização e recuperação das informações transmitidas.
E aí, você acha que vale a pena tentar este método? Independente da música que você vai ouvir, garanta a sua vaga no concurso dos seus sonhos estudando com os melhores materiais da Nova. E bons estudos!
A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!