Concurso Bombeiros RJ Temporários: Edital em andamento!

Concurso Bombeiros RJ

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio) será a banca organizadora do próximo concurso Bombeiros RJ Temporários.

Um relatório da Diretoria Geral de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, declarou a Funrio como vencedora do processo. O relatório foi apresentado e enviado para análise.

“Pesando o interesse público, bem como a otimização do serviço a ser prestado, este órgão técnico decidiu por concluir, salvo melhor juízo a quem compete aprovar, esta pesquisa de mercado”, finalizou o documento, indicando a vencedora do processo: A Funrio.

Posteriormente, o documento será avaliado pelo Departamento Geral de Administração e Finanças (DGAF), para depois ter a banca anunciada oficialmente no Diário Oficial do Estado.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

O edital poderá ser publicado somente após a assinatura do contrato entre as partes. Serão 3 mil vagas temporárias.

De acordo com a corporação “O processo para lançamento do edital está em andamento“.

A previsão é de que o edital seja lançado nos último dias de fevereiro mais tardar no início do mês de março. E as provas podem ser aplicadas 60 dias após a publicação do edital.

Concurso Bombeiros RJ: cargos e requisitos

concurso Bombeiros RJ contará com vagas nos cargos de Soldado e Oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.

No caso dos Soldados, as oportunidades serão para Combatente, Motorista (combatente com CNH tipo B), Guarda-vidas e Técnicos de Enfermagem e Socorrista. 

Será preciso nível médio completo. Para Técnicos de Enfermagem será exigido curso técnico na área.

Já entre os Oficiais, as vagas serão para o posto de 1° Tenente, nas áreas da Saúde, como: Médico (diversas especialidades); Enfermeiro, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo.

A escolaridade exigida será o nível superior completo, com graduação na área de interesse. Entretanto, nos casos dos Médicos Especialistas, será exigida especialização correspondente.

A idade máxima para ocupar o cargo será de 25 anos, para o posto de praça, e 35 anos para Oficial, como prevê o Serviço Militar Temporário Voluntário. Ambos terão no segundo ano de serviço, de acordo com a lei, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.

Como serão as provas do Concurso Bombeiros RJ Temporários?

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tem previsão de receber até 100 mil inscritos para a seleção. Serão duas etapas de seleção, que ainda não tiveram mais detalhes divulgados.

Sabe-se apenas que a primeira etapa será a prova objetiva, que contará com 50 questões para Soldados e 60 para Oficiais Temporários. Serão disciplinas variadas, de acordo com os cargos, confira:

Médico Socorrista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.

Médico (demais especialidades)

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência;
  • 25 questões específicas da área da Medicina correspondente.

Enfermeiro, Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 45 específicas da área correspondente.

Soldado Combatente e Motorista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Matemática;
  • 20 questões de Raciocínio Lógico.

Soldado Técnico de Enfermagem e Socorrista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • dez questões de Matemática;
  • 25 questões de Conhecimentos Específicos.

Soldado Guarda-Vidas

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Matemática;
  • 20 questões de Raciocínio Lógico.

Realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF) aqueles que forem aprovados. As etapas serão realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada, segundo confirmação da corporação.