Os 155.700 concurseiros inscritos para o concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná) farão as provas no próximo dia 28 de março. A informação foi confirmada pelo deputado Mauro Moraes, na última segunda-feira (22), por meio de publicação em redes sociais.
“Somente após a realização do Concurso Público da PMPR é que o Governo deixará de firmar contrato com a banca examinadora em questão”, afirmou o governador.
- Adquira: Apostila concurso PM PR
- Adquira: Curso Online concurso PM PR
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
A Universidade Federal do Paraná informou, por meio de nota, que a decisão foi tomada após a troca da coordenação do Núcleo de Concursos (NC-UFPR), que ocorreu no domingo (21).
O fato ocorreu devido à suspensão do concurso público da Polícia Civil horas antes da aplicação das provas que era pra acontecer no mesmo dia.
Segundo a comissão organizadora, a NC/UFPR, “o comandante geral da PM PR avalia se será possível realizar as provas do concurso depois do que aconteceu com o concurso PC PR. Iniciaremos nesta semana uma rodada de reuniões para termos uma resposta oficial.”
Concurso PM PR: vagas e salários
O concurso ofertará 2 mil vagas para o cargo de Soldado, com exigência que o candidato tenho o nível médio de formação. As oportunidades estão distribuídas assim:
- 1° CRPM e 6° CRPM/Curitiba: 890 vagas;
- 2° CRPM/Londrina: 270 vagas;
- 3° CRPM/Maringá: 290 vagas;
- 4° CRPM/Ponta Grossa: 305 vagas;
- 5° CRPM/Cascavel: 245 vagas.
O candidato que for aprovado receberá bolsa-auxílio de R$ 1.933,63 no cargo de Soldado 2ª Classe. Após o término no Curso de Formação de Praças e do estágio probatório, o salário chega a R$ 4.263,67.
Requisitos
Para concorrer as vagas e ser aprovado, o candidato deverá seguir os requisitos básicos:
- Ter sido aprovado em todas as fases no concurso público, nos termos regulados no edital;
- Ter nacionalidade brasileira;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações relativas ao serviço militar;
- Comprovar a conclusão do ensino médio, através de diploma de conclusão, devidamente registrado, certificado de conclusão do Ensino Médio ou documento equivalente, em escola pública ou particular, reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino;
- Ter no máximo 30 anos na data do primeiro dia da inscrição – o candidato não deverá ter completado 31 (trinta e um) anos no primeiro dia das inscrições;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir, categoria “B”, no mínimo, válida e sem impedimentos (CNH categoria “A” não supre esse requisito).
Concurso PM-PR: Provas
A avaliação dos inscritos acontecerá por meio de 02 fases, sendo a primeira Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda Provas de Habilidades Específicas (PHE), de caráter eliminatório.
Na primeira fase são duas etapas: Etapa Objetiva, composta de 60 questões de múltipla escolha; e Etapa Discursiva, composta de 1 redação. As disciplinas são:
- Língua Portuguesa: 15 questões;
- Raciocínio Matemático: 12 questões;
- Geografia: 12 questões;
- História: 10 questões;
- Informática: 07 questões;
- Legislação/Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): 04 questões.
Já na segunda fase, serão envolvidos o Exame de Capacidade Física (ECAFI); Exame de Sanidade Física (ESAFI); Avaliação Psicológica (AP); e Investigação Social (IS).
As provas serão aplicadas nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.