O governo do estado do Pará tranquilizou os candidatos e afirmou que as provas objetivas do concurso PC PA estão confirmadas para 28 de março.
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplad) informa que o cronograma referente ao concurso da Polícia Civil permanecerá conforme o que já foi divulgado, obedecendo todas as recomendações e medidas de prevenção necessárias”, escreveu.
Contudo é importante que os candidatos mantenham-se informados e acompanhem todas as notícias sobre o concurso e a realização das provas.
- Adquira: Apostila concurso PC PA (Investigador)
- Adquira: Apostila concurso PC PA (Escrivão)
- Adquira: Apostila concurso PC PA (Papiloscopista)
- Adquira: Curso Online concurso PC PA
Índice
Organizado pelo Instituto AOCP, o concurso ofertará 1.088 vagas para nível superior, sendo Investigador (506), Escrivão (252) e Papiloscopista (65), com salários de R$ 6.893,57 e jornadas de trabalho de 44 horas semanais.
Já para Delegado (265), a remuneração para a carreira tem o valor de R$ 18.050,00 e jornada de trabalho de 44 horas semanais.
Concurso PC PA: provas
As provas estão previstas para o dia 28/03 para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista. Já para Delegado, prova irá acontecer no dia 21/03.
Serão cobradas as disciplinas de português, raciocínio lógico, informática, estatística, contabilidade, administrativo, constitucional, penal, processo penal, legislação especial, arquivologia, medicina legal, biologia, física, química e conhecimentos do Pará, a depender do cargo escolhido.
Única diferença é que para Delegado, ainda há disciplinas como direito civil e processual civil, direito ambiental, direitos humanos e criminologia.
As seis cidades que foram escolhidas para receber as etapas avaliativas, foram Belém/PA; Marabá/PA; Altamira/PA; Santarém/PA; Itaituba/PA; e Redenção/PA.
A prova objetiva para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista será composta de 60 (sessenta) questões, abrangendo as áreas de conhecimento. Já a objetiva, para o cargo de Delegado, será composta por 80 (oitenta) questões.
De acordo com o certame, será atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.
A Prova Objetiva tem como valor máximo 10 (dez) pontos e o mínimo que o candidato deverá obter é 6,0 (seis) na prova objetiva para não ser eliminado do concurso público.
Por outro lado, a Prova Discursiva será composta por 01 (uma) questão de Conhecimentos Específicos e será corrigida pela Banca Examinadora, cuja pontuação máxima será de 10 (dez) pontos.
Requisitos para o concurso PC PA
Os candidatos deverão seguir alguns requisitos básicos para concorrerem aos cargos, como:
- ter idade mínima de 18 anos
- ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” (para Investigador)
- nível superior em qualquer área; salvo apenas para Delegado que é pedido superior em Direito
- estar em dia com obrigações eleitorais ou militares
- ser considerado apto física e mentalmente para o exercício do cargo
- estar em pleno exercício dos direitos políticos