No decorrer dos próximos anos, estão previstos novos concursos MP GO. Inclusive, um deles pode sair ainda em 2021. O órgão de Goiás anunciou, por meio das redes sociais, uma seleção para Promotores e Servidores no próximo biênio, de 2021 a 2023.
Concurso MP GO: novos editais à vista
Sobre os editais que devem sair entre 2021 e 2023, o órgão afirmou que serão concursos para Promotores de Justiça e para Servidores na capital.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
“Novos projetos para incrementar a atuação transversal da instituição, medidas que visam dar visibilidade e unidade na atuação em instâncias superiores, novas sedes de promotorias de Justiça para melhor atender à sociedade, entre outros inúmeros avanços”, afirmou.
O quantitativo de vagas, entretanto, ainda não foi definido pelo Ministério Público de Goiás para os novos certames, nem datas para publicação de editais.
Último concurso MP GO
Publicado em 2019, o último concurso MP GO ofertou 40 vagas para preenchimento imediato. Os concurseiros que quiserem se antecipar para os novos certames, podem utilizar os editais de 2019 para iniciar os estudos, enquanto os novos não são publicados.
O Ministério Público do Estado de Goiás exige do candidato bacharel em Direito para concorrer a carreira inicial. Além disso, deverá ter no mínimo três anos de atividade jurídica.
O salário inicial para carreira é de R$ 28.824,20, mas poderá ser acrescido com as progressões, podendo chegar até R$ 35.462,22 ao atingir o cargo de Procurador de Justiça.
Concurso MP-GO para Promotor
A primeira etapa de seleção para concursos de Promotor costuma ser o próprio processo de inscrição preliminar. Além disso, os candidatos serão avaliados por mais sete etapas.
As sete etapas poderão então eliminar ou classificar o concorrente de acordo com o desempenho e abrangem:
- Prova Preambular
- Provas Subjetivas
- Inscrição Definitiva
- Avaliação Psicológica
- Provas Orais
- Prova de Tribuna
- Avaliação de Títulos
Com duração de 05 horas, a prova objetiva proíbe aos concurseiros consultar qualquer tipo de material de apoio ou apontamentos, bem como legislação sem comentários, súmulas e jurisprudência dos tribunais. São 100 questões que envolvem:
- Direito Constitucional – 15 questões
- Direito Penal e Processual Penal – 30 questões
- Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos – 25 questões
- Direito Civil e Processual Civil – 15 questões
- Direito Administrativo e Eleitoral – 10 questões
- Direito Tributário e Ministério Público: perfil constitucional e legislação atinente – cinco questões
Após aprovação na prova objetiva, os candidatos serão convocados para as próximas fases. O certame terá concurso de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.