Atenção, concurseiros! A validade do concurso Agepen CE foi prorrogada até o dia 29 de agosto deste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária.
Concurso Agepen CE: novo edital
Antes disso, o governador do Ceará, Camilo Santana, havia anunciado a ‘autorização imediata’ de convocação dos últimos 52 aprovados no último concurso Agepen CE, que agora se chama Polícia Penal CE.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Os novos convocados serão enviados para reforço da equipe que está sendo treinada para atuar na nova unidade penal do Ceará. A CPPL 6 será inaugurada nas próximas semanas e terá capacidade para até mil internos.
Concurseiros estão ansiosos para a realização do concurso Agepen CE. Agora, com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021 aprovado pela Assembleia Legislativa, há previsão de orçamento para o novo certame.
Ainda em agosto de 2020, a PEC 104/2019 criou a Polícia Penal no estado do Ceará, também aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, o que possibilitará que quase 3.700 servidores passem do cargo de Agente Penitenciário para Policiais Penais.
“A normatização chega para regulamentar as ações práticas que os policiais penais do Ceará realizam com muito empenho. Além disso, a PEC gera uma aposentadoria justa e um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional para o trabalho dos agentes”, afirmou o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.
O Portal da Transparência do Estado do Ceará aponta ganhos de cerca de R$ 7 mil reais para a carreira, com carga horária de 40 horas semanais, já incluindo as gratificações, auxílios e descontos. Ainda não há confirmação de quantas vagas serão ofertadas.
Último concurso Agepen CE
Publicado em 2017, o último concurso público para o cargo de Agente Penitenciário do Ceará contou com a oferta de 1.000 vagas, foi homologado em 14 de junho de 2018 e ficou vigente até julho de 2020.
O certame foi organizado pelo Instituto AOCP. Foram 850 vagas para candidatos do sexo masculino e 150 para candidatas do sexo feminino.
Os candidatos foram avaliados por meio de duas etapas, sendo a primeira com prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. Foram as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa – 12 questões (peso 1.5)
- Noções de Informática – 6 questões (peso 0.5)
- Noções de Direito – 10 questões (peso 1)
- Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões (peso 1)
- Legislação Especial – 10 questões (peso 1.5)
- Conhecimentos Específicos – 12 questões (peso 1.5)
Já a segunda fase constou com outras 5 etapas, sendo:
- Inspeção de Saúde que compreendeu exames médico, odontológico e toxicológico (eliminatório);
- Avaliação de Capacidade Física (eliminatório);
- Avaliação Psicológica (eliminatório);
- Investigação Social e Funcional (eliminatório);
- Curso de Formação Profissional com duração de 200 horas (classificatório e eliminatório).
As fases e etapas do concurso foram realizadas em Fortaleza/CE, assim como o Curso de Formação Profissional. As vagas foram distribuídas entre as regiões:
- Região metropolitana de Fortaleza;
- Litoral Oeste;
- Sobral/Ibiapaba;
- Sertão dos Inhamuns;
- Sertão Central;
- Baturité;
- Litoral Leste/Jaguaribe;
- Cariri/Centro Sul.