Boa notícia, concurseiros! O concurso Secult DF (Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal) sofreu nova atualização nesta semana. Agora, a comissão responsável pelo certame está formada.
Concurso Secult DF: novo grupo formado
A comissão formada terá como objetivo realizar estudos para prover os cargos de Analista, Técnico e Auxiliar de seus quadros. Confira os nomes:
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Agora, são 30 dias para que a comissão possa concluir os estudos para o novo certame. Entretanto, o prazo pode ser prorrogado por um igual período. Após isso, a Secult do Distrito Federal estará apto para realizar a nova seleção.
E mais, essa não é a primeira vez que a comissão foi formada. Ainda em 2020, em fevereiro, uma publicação no Diário Oficial do DF mostrava a formação de um grupo de trabalho que teria 90 dias para realizar estudos.
Entretanto, em maio do ano passado, o prazo chegou a ser prorrogado por igual período, mas desde então, não mais se tem notícias de novas etapas da pretensa seleção, que ficou paralisada, possivelmente por conta da pandemia do Coronavírus.
Concurso Secult DF: vagas previstas
Mesmo que o edital ainda não esteja publicado, é possível que isso aconteça em breve. De acordo com informações da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, estão autorizadas ao menos 225 vagas para um novo concurso Secult Distrito Federal do órgão.
Entre as vagas que serão ofertadas, estão previstas 170 para o cargo de Técnico de Atividades Culturais, 31 para Analistas e outras para o 24 para o cargo de Músico.
Último concurso Secult DF
O certame é esperado desde 2018, ano em que foi aberto internamente o processo de solicitação de abertura de nova seleção na pasta.
Realizado pela IADES, em 2014, um concurso ofereceu provimento de 100 vagas nos seguintes cargos:
Analista (nível superior)
- Administração
- Biblioteconomia
- Arquivologia
- Artes Cênicas
- Artes Plásticas
- Comunicação Social (diversos)
- Conservação e Restauro
- Contabilidade
- Direito e Legislação
- Estatística
- História
- Letras
- Museologia
- Pedagogia
Técnico (nível médio)
- Agente Administrativo
- Técnico em Conservação e Restauro
- Técnico em Contabilidade
Na época, os salários ofertados foram de R$ 4.160,00 a R$ 5.999,99, com uma jornada de trabalho de até 40h semanais. Entretanto, agora, depois de sete anos, esse valor deve estar bem superior ao previsto no edital passado.
Etapas de avaliação
Os concurseiros foram avaliados, no último certame, através de três etapas, sendo provas objetivas, prova discursiva (cargos de nível superior) e prova de títulos (cargos de nível superior).
Assim, a prova objetiva foi aplicada contendo até seis disciplinas e um total de 50 questões, sendo:
Conhecimentos Básicos
- Língua portuguesa – 8 questões
- Raciocínio Lógico e Matemático – 5 questões
- Legislação Aplicada aos Servidores do Governo do DF – 5 questões
- Microinformática – 4 questões
- Atualidades – 3 questões
Conhecimentos Específicos
- Temas técnicos e específicos para cada cargo – 25 questões