Atenção concurseiros! Um novo concurso Polícia Civil RO está cada vez mais breve de sair do papel. Os trâmites já foram iniciados. Mas, o que chama atenção é o número de vagas para o cargo de Agente de Polícia, que será em maior número na seleção.
Concurso Polícia Civil RO: vagas ofertadas
O novo concurso PC RO terá oferta de 379 vagas para preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro reserva. É exigido nível superior para inscrição.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Serão vagas para Delegado (10); Médico Legista (10); Agente de Polícia (175); Escrivão de Polícia (120); Papiloscopista (50); e Técnico em necropsia (14).
O que é preciso para ser Agente de Polícia?
A carreira que mais terá vagas ofertadas é a de Agente de Polícia. O último concurso, realizado em 2009, exigiu nível médio completo para inscrição na carreira, mas, segundo a Polícia Civil de Rondônia, este ano será exigido nível superior.
Fora isso, o candidato deverá apresentar Carteira Nacional de Habilitação, na categoria “B”, válida. Ainda não há confirmação do valor da remuneração atual. Entretanto, a carga de trabalho é de 40 horas por semana, em regime de Dedicação Exclusiva.
O Agente é responsável por proceder a diligências investigatórias e do serviço policial; efetuar prisões de pessoas em flagrante e cumprir mandados judiciais de prisão, dentre outras atribuições, como:
- Conduzir presos e remanejá-los por meio de escoltas;
- Proceder à realização de busca e apreensão, interceptações telefônicas, infiltrações, ação controlada, captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos;
- Dirigir veículos automotores em diligências e missões;
- Manusear arma de fogo do acervo policial e apreendido;
- Entre outras atividades.
Concurso Polícia Civil RO: previsão do edital
O edital do novo concurso está com previsão de publicação para o segundo semestre de 2021, a partir de julho. Entretanto, a comissão já está formada.
Com isso, o próximo passo será a elaboração do projeto básico da seleção, que reúne algumas das principais informações sobre o certame, para que as organizadoras interessadas avaliem e encaminhem suas propostas.
Em seguida, após elaborado, poderá ser iniciado o processo de escolha da organizadora que ficará à frente das etapas de seleção, desde o recebimento das inscrições até a publicação dos resultados finais.
O edital deverá conter as mesmas etapas dos editais dos concursos anteriores. Sendo assim, serão: provas, exame de títulos e frequência, curso de formação na Academia de Polícia, além de outras etapas mediante resolução.
“Como é o caso do Teste de Aptidão Física (TAF). Para os cargos de delegado de polícia e médico legista, sucederam-se ainda prova oral”, afirmou a PC RO.
O diretor-geral da PC RO, Samir Fouad Abboud, recomendou também que os interessados na seleção utilizem como referência para o TAF, editais de concursos anteriores. Ele aconselhou que os concurseiros busquem cursos preparatórios e iniciem a prática de atividade física.
“Ser policial é um sacerdócio, é uma profissão muito dinâmica, para a qual o policial civil deve ser vocacionado para o desempenho, exige capacidade e iniciativa, responsabilidade, comprometimento com o trabalho a ser realizado, controle emocional, visto que a missão do policial é cumprir a lei e promover a justiça social, muitas vezes colocando sua vida em risco para proteger a sociedade”, destacou.
Último concurso PC RO
Publicado em 2014, o último concurso Policia Civil de Rondônia ofertou 144 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e superior, que contemplaram as carreiras de:
- Delegado de Polícia Civil (10)
- Perito Criminal (08)
- Agente de Polícia Civil (40)
- Escrivão de Polícia Civil (70)
- Datiloscopista Policial (05)
- Técnico de Necropsia (07)
- Agente de Criminalística (02)
- Técnico de Laboratório (02)
Na época, há sete anos, os salários variavam de R$ 3.332,46 a R$ 11.213,14, de acordo com a função escolhida.
Organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), o concurso contou com as seguintes fases para carreiras de nível superior: provas objetiva e discursiva, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação de títulos; prova oral; e Curso de formação.
Por outro lado, para carreiras de nível médio, as provas foram entre as etapas de prova objetiva, prova de Redação e TAF, além do curso de formação.
E ainda, os candidatos ao cargo de Escrivão realizaram uma prova prática de digitação.