Concurso PC PB (Polícia Civil da Paraíba) deve ser publicado edital até junho de 2021. A seleção ofertará 1.400 vagas em cargos de nível superior.
Além disso, atualmente o salário da PC PB é composto pelo subsídio e os policiais também podem receber adicionais por plantões e um adicional de risco de vida.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Situação atual do concurso PC PB
Atenção concurseiros! O novo edital do concurso Polícia Civil da Paraíba pode ser publicado até junho de 2021 com a oferta de 1.400 vagas em cargos de nível superior. A informação foi concedida pelo delegado e membro da comissão, Bergson Vasconcelos.
Bergson também afirmou durante entrevista a um jornal local na última quinta-feira, 8, que o edital ganhou um novo cargo. Sendo assim, as vagas da seleção serão distribuídas da seguinte maneira:
- Delegado – 120 vagas
- Escrivão – 515 vagas
- Perito Médico – 50 vagas
- Técnico em Perícia – 68 vagas
- Necrotomista – 65 vagas
- Agente de Investigação – 400 vagas
- Perito Criminal – 77 vagas
- Perito Odonto – 10 vagas
- Perito Químico – 35 vagas
- Papiloscopista – 60 vagas
Vale ressaltar que no final de março foi publicado em ato governamental no Diário Oficial da Paraíba a formação da comissão organizadora do próximo concurso PC PB.
- Adquira: Curso online completo PC PB
O que é preciso para concorrer às vagas de policial ?
Vale ressaltar que todos os cargos vão exigir nível superior completo.
Em 2008, quando o Estatuto da Polícia Civil da Paraíba foi sancionado, alguns dos cargos exigiam nível médio. Entretanto, em 2010, uma lei complementar (94/2010) modificou as escolaridades.
Dessa maneira, os pré-requisitos de escolaridade para os cargos do concurso PC PB são os seguintes:
- Delegado – bacharelado em Direito
- Escrivão – formação de nível superior
- Perito Médico – formação de nível superior em Medicina e Odontologia
- Técnico em perícia – formação de nível superior
- Necrotomista – formação de nível superior
- Agente de investigação – formação de nível superior
- Perito Criminal – formação em nível superior em: Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Engenharia, Farmácia, Física, Fonoaudiólogo, Ecologia, Geografia, Geologia, Medicina Veterinária, Química, Química Industrial (e outras graduações que podem vir descritas no edital)
- Perito Químico – formação de nível superior em Química, Química Industrial, Farmácia, Farmácia Bioquímica ou Farmácia Industrial
- Papiloscopista – formação em nível superior
Segundo o último edital do concurso PC PB, os seguintes cargos exigiram também Carteira Nacional de Habilitação de, no mínimo, tipo B:
- Agente de Investigação
- Escrivão
- Técnico em Perícia
Além disso, não foram exigidos nenhum mínimo de altura ou máximo de idade no último concurso público.