Edital do concurso PM AL poderá ser publicado no mês de maio. O próximo passo será a contratação oficial do Cebraspe como organizador.
Recentemente, o termo de referência que é um detalhamento do futuro edital foi divulgado. Este documento revela os detalhes dos requisitos, atribuições, remunerações e etapas de provas que irão constar na seleção.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Nova data para publicação do edital do concurso PM AL
O edital do concurso Polícia Militar de Alagoas está previsto para ser publicado em maio, conforme o Secretário de Planejamento e Administração do estado, Fabrício Marques, em resposta publicada em redes sociais no dia 8 de abril.
O mesmo prazo também foi dado para a seleção da Polícia Civil que terá a oferta de 500 vagas. O Cebraspe organizará o concurso PM AL. A PGE concedeu o aval e agora liberou a contratação da banca. O contrato poderá ser assinado nos próximos dias.
- Adquira: Curso online completo PM AL
- Adquira: Apostila completa PM AL
A seleção PM AL ofertará 1.060 vagas distribuídas em Soldado e Oficial. Desse total, serão distribuídas 1.000 oportunidades para Soldado e 60 para Oficial.
Para Soldado Combatente, o salário, após a conclusão do Curso de Formação de Praças, é de R$ 3.744,47. Já no caso de Soldado Aluno, situação definida durante o período de formação é de R$ 1.453,14.
Etapas de avaliação do concurso PM AL
O governado do Estado de Alagoas , Renan Filho, confirmou que a seleção será realizada em etapas, sendo elas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para a carreira de Oficial Combatente;
- Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter classificatório e eliminatório,
- Avaliação Médica das Condições de Saúde, de caráter eliminatório,
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, a cargo da banca examinadora;
- Apresentação, comprovação documental e verificação dos limites de idade, de caráter eliminatório;
- Investigação Social, de caráter eliminatório.
A prova objetiva será composta por 120 questões para marcação de Certo ou Errado, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
Já a prova discursiva será composta por uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sendo de algum tema da atualidade, e será aplicada apenas aos candidatos ao cargo de Oficial.
- Apenas prosseguirão para a próxima etapa os candidatos a soldado combatente classificados entre os 2000 primeiros em ordem decrescente de nota;
- Apenas prosseguirão para a próxima etapa os candidatos a oficial combatente classificados entre os 120 primeiros em ordem decrescente de nota, calculada através de ponderação entre as duas provas aplicadas;
O concurso público deverá ser realizado nos municípios de Arapiraca e Maceió, capital de Alagoas.
Último concurso PM AL
Publicado em 2018, o último edital do concurso PM Alagoas contou com a oferta de 500 vagas para o cargo de Soldado Combatente, sob a organização da banca Cespe/Cebraspe.
Os candidatos foram avaliados por meio de cinco etapas, distribuídas entre:
- 1ª etapa: os candidatos foram submetidos a provas de conhecimentos, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
- 2ª etapa: os candidatos aptos foram submetidos a uma avaliação médica, para aferir condições de saúde e psicológica. Esta etapa também foi de caráter apenas eliminatório
- 3ª etapa: os classificados passaram para a outra etapa, que constitui no teste de aptidão física, de caráter apenas eliminatório.
- 4ª e 5ª etapa: as duas últimas etapas consistiram na apresentação e comprovação documental e investigação social, ambos de caráter eliminatório. No quadro abaixo, você confere o organograma das fases do concurso e seus caráteres descritos.