Podem comemorar, concurseiros! Foi aceito o recurso apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU) para que as provas do concurso PRF sejam realizadas no próximo domingo, dia 9. Nos últimos dias, concurseiros conviveram com várias informações que não confirmavam a aplicação dos exames.
- Confira: Questões Comentadas PRF (Grátis)
Concurso PRF: provas serão aplicadas
A pressão deu certo. As provas acontecerão no próximo domingo (09) e os concurseiros podem conferir os locais de aplicação no site da organizadora.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa concurso PRF
- Adquira: Curso Online concurso PRF
A decisão que permite agora a aplicação das provas foi assinada pelo vice-presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Francisco de Assis Betti.
Na última terça-feira (04), o Cebraspe, banca organizadora do certame, emitiu um comunicado anunciando a suspensão da avaliação. Já na quarta-feira (05), a AGU recorreu da decisão de suspensão, encaminhando um recurso ao desembargador do TRF1, em caráter de urgência. E foi atendido.
Como justificativa, a AGU usou como exemplo a aplicação das provas do Enem e do IBGE, tentando demonstrar a possiblidade de realização do concurso PRF.
Além disso, a banca organizadora também havia apontado diversos prejuízos cabíveis caso as provas não fossem realizadas, como aumento do deficit na polícia e o prejuízo financeiro para os concurseiros inscritos.
Entre os fatores que convenceram o magistrado a optar pela liberação dos exames, estão:
- A inexistência de agenda do Cebraspe para reagendar a aplicação das provas ainda no primeiro semestre de 2021
- A impossibilidade de realização do curso de formação ainda em 2021
Além disso, o juiz mencionou ainda que “não há suficientes e seguros elementos de convicção que demonstrem, com segurança, a ilegalidade ou a inconstitucionalidade do ato administrativo impugnado”, afirmou.
Concurso PRF: como serão as provas?
O concurso PRF conta com várias etapas de seleção dos candidatos, sendo a primeira etapa composta por provas objetivas e discursivas, em caráter eliminatório e classificatório.
Serão 120 questões para marcação de ‘Certo’ ou ‘Errado’ e que envolverá as disciplinas de:
- Bloco 1 – 55 itens
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Informática
- Noções de Física
- Ética no Serviço Público
- Geopolítica Brasileira
- Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Bloco 2 – 30 itens
- Legislação de Trânsito
- Bloco 3 – 35 itens
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Especial
- Direitos Humanos e Cidadania
Os concurseiros deverão alcançar, pelo menos, 15 pontos no Bloco I, 10 no Bloco II e 10 no Bloco III, além de 50 pontos no conjunto dos três blocos da avaliação, para prosseguirem. As outras etapas, são:
- Teste de aptidão física
- Avaliação de saúde
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos
- Investigação social
- Curso de formação
Como divulgado no edital, o concurso está ofertando 1.500 oportunidades; serão mais de 500 nomeações para o Curso de Formação em 2022, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 9,8 mil!
Sob a organização da banca Cebraspe, serão 1.125 para ampla concorrência, 300 para candidatos negros e outras 75 vagas para PCD’s.