A Fundação Vunesp, informou na última quinta-feira, 13 de maio, que o concurso PM SP terá uma alta concorrência. O número de inscrições ultrapassa 115 mil inscritos.
Conforme esse número, as vagas ofertadas para o concurso são de 2.700 ao todo, para a carreira de Soldado. O certame ainda havia sofrido adiamento, por conta da pandemia de covid-19.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
As provas foram remarcadas para este domingo, dia 16 de maio. E o local da aplicação das provas já estão disponíveis no site da Vunesp.
- Adquira: Apostilas concurso PM SP
- Adquira: Cursos Online concurso PM SP
Requisitos concurso PM SP
O nível de escolaridade exigido no concurso é o nível médio. Para investidura no cargo, os candidatos precisam ter entre 17 e 30 anos e possuírem CNH nas categorias “B” e “E”. Além disso, a Polícia Militar de SP exige altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.
O salário inicial de PM’s no início da carreira é de R$ 3.164,58. Conforme a legislação, os aprovados serão contratados por regime estatutário, que garante estabilidade para o servidor público.
Novo edital concurso PM SP
Além desse concurso em vigor, a PM SP pode anunciar um novo edital para 2021, ofertando mais 2.700 vagas para a carreira de Soldado, totalizando 5.400 vagas autorizadas em vigor. O Curso de Formação fica por conta da Escola Piritu.
Os trâmites e organização do concurso só ficaram atrasados, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Etapas do concurso
O concurso público, segundo o edital, passa por 7 etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas: Prova Objetiva e Redação, Exame de Aptidão Física, Exame Psicológico e de Saúde, Avaliação de Conduta Social, Análise da documentação, Curso de Formação Profissional.
Dessa forma, a prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, sendo uma correta. Veja abaixo as disciplinas que serão cobradas:
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto;
- Matemática;
- Conhecimentos Gerais;
- Noções Básicas de Informática;
- Noções de Administração Pública.
Já a prova dissertativa, será composta de uma redação sendo uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir de textos auxiliares.