A Fundação Nacional do Índio emitiu um pedido para abrir um concurso Funai com mais de mil vagas ao Ministério da Economia.
- Confira: Plano de Estudos Passo a Passo (Grátis)
A estimativa é de que 1.046 vagas sejam ofertadas, para níveis intermediário e superior.
Índice
O número de oportunidades é alto, mas não conseguirá suprir nem 50% das vacâncias que a estrutura da Fundação apresenta.
Segundo a própria Funai, é extremamente importante que esse certame seja autorizado, já que é dever do Governo Federal promover e proteger os direitos dos indígenas brasileiros.
Caso o pedido de concurso seja aprovado, o certame deve ocorrer no primeiro semestre de 2022 e as lotações das vagas ocorrerão de acordo com as unidades descentralizadas da Funai.
No entanto, se o pedido das 1.046 oportunidades for indeferido, a Fundação solicitou ao Governo que desse o aval de, pelo menos, 227 vagas (69 de nível intermediário e 158 de nível superior), apenas para suprir as vacâncias mais urgentes.
O requerimento foi recebido pelo ME e já foi repassado aos órgão do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal e, agora, aguarda a definição do orçamento da União.
Concurso Funai: vagas
As oportunidades do possível concurso Funai serão numerosas, caso o pedido seja aprovado.
Dentre as 1.046 vagas, 369 serão destinadas a pessoas com formação no Ensino Superior (com formação em área específica), enquanto as outras 675 serão para candidato com o nível intermediário (Ensino Médio / Técnico) de escolaridade.
As vagas de nível superior serão ofertadas para os cargos de:
- Administrador;
- Antropólogo;
- Arquivista;
- Assistente Social;
- Bibliotecário;
- Economista;
- Engenheiro (Civil, Agrônomo e Florestal);
- Estatístico;
- Enfermeiro;
- Geógrafo;
- Contador;
- Médico;
- Veterinário;
- Odontólogo;
- Sociólogo;
- Psicólogo;
- Indigenista;
- Arquiteto;
- Pesquisador;
- Zootecnista;
- Técnico em Assunto Educacionais; e
- Técnico em Comunicação Social.
Já para os cargos de nível intermediário, as oportunidades serão para as carreiras de Técnico em Contabilidade e Agente em Indigenismo.
Os salários para esses cargos pode variar bastante entre R$ 4,8 mil e R$ 7 mil.