Um edital de remoção interna no Ministério Público do Maranhão foi publicado, o que aumenta as expectativas de um novo concurso MP MA!
- Confira: Como Montar Mapas Mentais (Grátis)
O edital de remoção foi direcionado para os Técnicos Ministeriais. São 18 vagas para as áreas Administrativas, de Informática e de Execução de Mandados.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
O documento foi publicado na última terça-feira, dia 1° de junho e receberá inscrições durante sete dias.
A expectativa de uma nova chamada pública aumenta com essa seleção interna, porque os órgãos públicos, geralmente, realizam esses editais dentro da própria corporação antes de abrir um certame para preencher os cargos que sobraram da remoção interna com novos contratados.
Os servidores que estiverem em pleno exercício do cargo e que tiraram mais de 70 pontos na última avaliação de desempenho poderão participar deste edital.
No momento, o MP do Maranhão tem 90 vacâncias distribuídas entre os cargos:
- 15 vagas de Técnico Ministral (de nível médio);
- 1 vaga de Analista Ministral (de nível superior);
- 50 vagas de Analista Executivo (de nível superior);
- 24 vagas de Promotor de Justiça Substituto (de nível superior em Direito).
O concurso público para Promotor de Justiça já foi anunciado em janeiro deste ano.
Concurso MP MA: Promotores
O Concurso MP MA para Promotores foi anunciado em janeiro deste ano durante uma reunião com o governador do Maranhão, Flávio Dino.
O governador foi bastante a favor da abertura deste concurso e disse:
“O Procurador-Geral apresentou algumas iniciativas do MP que têm convergência com a nossa visão acerca do desenvolvimento social do Maranhão, notadamente a preocupação com a ampliação do Ministério Público. Ele me informou que haverá abertura de concurso público, o que nós achamos de grande importância.”
Para concorrer ao cargo de Procurador, o candidato deverá ter diploma de formação no curso de Direito, além de comprovar dois anos, no mínimo, de atividade jurídica.
A remuneração inicial dos Procuradores é de R$ 28,8 mil por mês (salário base e sem os descontos), mas pode chegar à R$ 33 mil com o desenvolver da carreira.
Em 2020, um regulamento da seleção de Procuradores chegou a ser publicado, mas a situação da pandemia impediu que o concurso tivesse continuidade.
Se o concurso for seguir o regulamento que saiu no ano passado, as avaliações terão as seguintes etapas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Inscrição Definitiva (exame de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa e investigação social);
- Prova Oral;
- Prova de Tribuna; e
- Avaliação dos Títulos.