O concurso Polícia Penal MG tem oferta de 2.420 oportunidades para Policial Penal (antigo Agepen MG), com exigência apenas do ensino médio completo, para ingressar no curso de formação.
- Confira: Curso Grátis Polícia Penal MG
Além disso, um Policial Penal tem um salário inicial de R$ 4.098,45 e mais, 242 vagas são reservadas para pessoas com deficiência. A jornada de trabalho conta com 40h semanais.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Ademais, o concurso passou por mudanças, antes era considerado Agente Penitenciário, porém o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 104, que cria o cargo de Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional.
Uma das alterações mais aguardadas é a equiparação as demais polícias brasileiras, com os Policiais Penais recebendo os mesmo direitos que um Policial Civil ou Militar.
E para além, o Policial Penal também pode ser liberado para exercer atividades externas aos presídios, como a abordagem de suspeitos.
Mas o que cai na prova da Polícia Penal? Como estudar para as provas desse concurso? Fique por dentro de tudo da Polícia Penal neste artigo!
Quais as matérias do concurso Polícia Penal MG?
Com a transformação dos cargos, a grade de disciplinas cobradas nos concursos da Polícia Penal, também mudam. E vão de encontro com a realidade de um Policial no dia a dia. Abaixo estão as disciplinas que serão cobradas:
- Direito Constitucional, Penal, Legislação Especial (Tortura, LEP);
- Português;
- Raciocínio Lógico;
- Direitos Humanos;
- Informática.
Para as questões de Direito Constitucional, o candidato terá de saber a Constituição Federal na ponta da língua.
Por exemplo: O art. 5º da CF diz respeito sobre os direitos fundamentais (positivados) dos presos, e que precisa de importância. Os direitos positivados são similares aos direitos humanos.
Se cobra muitos procedimentos de Direitos Humanos, por se tratar de um Policial que assegura a vida dentro dos presídios brasileiros. Se atente a essa matéria, pois garante uma pontuação alta e não é tão difícil!
Como são as Provas Objetivas e Discursivas?
A princípio, são 60 questões ao todo das matérias cobradas, sendo: 10 questões de Português com peso 2; 10 questões de Direitos Humanos com peso 2; 20 questões de Legislação Especial com peso 2; 5 questões de Informática Básica com peso 1; 10 questões de Noções de Direito com peso 1; 5 questões de Raciocínio Lógico com peso 1.
E por que os pesos são tão importantes? Os pesos justificam o grau de atenção que o candidato deve dar àquela prova, e que pesam mais na nota final.
Além disso, o candidato precisa saber que a pontuação mínima para aprovação em cada uma das matérias é acertar pelo menos 40% das questões.
As provas discursivas cobradas, terão pontuação mínima de acerto de 60% das questões da prova e 40% em cada disciplina, levando em consideração o limite de 5 vezes o número de vagas oferecidas.
Os candidatos deverão produzir uma redação, valendo 100 pontos, entre 20 e 30 linhas, com as regras gramaticais, de coesão e concordância.
Quais os métodos de estudo para o concurso Polícia Penal MG?
Antes da realização das provas, lembre-se de relaxar, e estudar de maneira leve, sem se sobrecarregar e mesmo assim dando o seu melhor.
Para as condições físicas na hora das provas serem as melhores, os conselhos são:
- Alimente-se de modo satisfatório e variado;
- Faça um exercício físico moderado e se mantenha em forma;
- Durma pelo menso 8 horas por noite, para que seu cérebro esteja descansado para absorver as informações com maior clareza;
- Estude em um local ventilado;
- Evite estudar logo depois de comer;
- Se dê um descanso de 10 minutos a cada 2 horas;
- Troque de posição às vezes, fique confortável para os estudos.
Além disso, para que o candidato absorva os conteúdos do concurso e adquira o hábito de estudos, se atente às seguintes dicas:
- Iluminação (evite a luminosidade muito intensa e reflexo nos olhos);
- Não forçar os olhos (não leia com letras muito pequenas);
- Descanse a vista de vez em quando;
- Evite exageros (muito tempo no celular, músicas barulhentas, leituras prolongadas, televisão etc.);
- Representar graficamente os conteúdos estudados.
Agora, algumas dicas importantes e métodos para concentração na hora dos estudos, veja:
- Não se reuna com os outros para “estudar”, mas só para repetir;
- Afastar ideias e pensamentos prejudiciais ao estudo;
- Fazer uma ordem lógica para estudar as máterias (por exemplo a similaridade de Direito Constitucional e Direitos Humanos);
- Começar os estudos pontualmente, sem procrastinações e atrasos.
Quais os requisitos gerais para estudar?
Atenção, concurseiro! Seguindo esses passos, você estará pronto para realizar as etapas do concurso público e garantir sua vaga na Polícia Penal MG.
Esses são os últimos requisitos para se dar bem durante o período de estudos, confira:
- O aproveitamento de estudos depende da flexibilidade serena da mente do candidato, sem nervosismo e ansiedade;
- Estude com gosto, fomente o interesse pelo que se está estudando;
- Construção de conhecimentos através da compreensão da importância das matérias;
- Tenha gosto pela carreira que almeja, pois influencia no aproveitamento do estudo. (Não estude quando estiver aborrecido, transforme-o em amor);
- O estudo é uma vocação (perceba o seu valor, pois servirá posteriormente!).
Essas foram as dicas de como começar a se preparar para o concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, boa sorte e bons estudos!