O concurso Bombeiros RJ esteve procurando por saídas para lançar novos concursos, já que aprovados de concursos passados ainda poderiam ser nomeados.
- Confira: Plano de Estudos Passo a Passo (Grátis)
Em uma audiência pública na última quinta-feira, 17, ficou decidido que 300 novas nomeações dos candidatos aprovados nos concursos de 2012, 2014 e 2015 seriam feitas.
Índice
A audiência teve participação de parlamentares e de representantes das comissões dos excedentes das seleções de:
- Soldados Bombeiros Militares Guarda-Vidas de 2015;
- Soldados Combatentes e Técnicos de Enfermagem de 2014; e
- Condutores e Operadores de Viatura de 2012.
O deputado que convocou a audiência, Rodrigo Amorim, também chamou o comandante do corpo de bombeiros, o coronel Leandro Sampaio Monteiro, mas este não compareceu e foi alvo de críticas.
Ainda não foram definidas quais carreiras exatamente receberão nomeações ou o quantitativo para cada uma delas. A falta de informações precisas por parte do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi muito criticada pelos deputados.
Por conta dessa incerteza quanto às novas nomeações, uma nova reunião foi requisitada e aceita.
O CBMERJ terá um prazo de dez dias para organizar os prazos e trazer informações mais claras sobre o assunto.
A nova audiência deve ocorrer no dia 30 de junho.
Concurso Bombeiros RJ: novo edital
Além das novas nomeações, o Corpo de Bombeiros RJ pretende lançar um novo edital, a fim de suprir parte das vacâncias que atrapalham o bom funcionamento da corporação.
O edital prevê ofertar 3.000 vagas temporárias e está aguardando o aval da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.
Caso seja aprovado, a FunRio (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência), iniciará os trâmites para a publicação do edital.
As oportunidades serão oferecidas nas vagas de:
- Soldado, para os cargos: motorista, guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista;
- Oficial, para os cargos: médico (diversas especialidades), enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
As vagas de Soldado terão exigência do Ensino Médio completo e, para o cargo de Técnico de Enfermagem e Socorrista, também será necessário ter curso técnico nessa área.
Para as vagas de Oficial, o Ensino Superior será necessário. No caso dos Médicos, é preciso ter especialidade nas áreas específicas que forem pedidas no edital.
A remuneração dos Oficiais e dos Soldados será equivalente ao salário de um Bombeiro a partir do segundo ano.
Um ponto importante para o candidato se atentar é à idade máxima para adentrar na corporação.
Os Oficiais não poderão ter mais de 35 anos, enquanto os servidores que ocuparão o posto de praça não poderão ter mais de 25 anos.