Ótima notícia para as concurseiras! Quase 50 mulheres aprovadas no concurso PM RR (Polícia Militar de Roraima) de 2018 serão convocadas pelo Governo de Roraima.
A decisão foi tomada e divulgada na última segunda-feira (21), pelo governador Antonio Denarium.
O último concurso da PM de Roraima ofertou 400 vagas ao todo, dessas, 60 vagas foram para mulheres, na carreira de Soldado. Porém, o quantitativo ainda foi considerado institucional pelo Tribunal da Justiça.
Situação atual do concurso
A princípio, o governador informou que o estado fará uma ampliação do número de vagas, para que seja possível realizar a chamada de 50 classificadas em uma turma de reposição.
Índice
“O Governo de Roraima hoje está aqui, para demonstrar o quanto é sensível a esta causa. Se fôssemos seguir a distribuição geral de vagas, sem distinguir público masculino e feminino, obedecendo a ordem de classificação, teríamos que retirar alunos que já deram início à academia da lista de aprovados, pois estas concursadas que aqui estão têm pontuação superior aos alunos que já ingressaram, portanto, para que não haja prejuízo aos que já ingressaram e aos que vão ingressar, nós iremos rever a classificação de cada uma e estudar a melhor forma de fazer a convocação” justificou o governador Antonio Denarium.
O comandante-geral da PM RR, coronel Francisco Xavier, disse que o governador pediu atenção e agilidade para o trabalho. A intenção é de que a chamada seja em breve.
Para a representante das mulheres aprovadas no concurso, Leticia Peiro, é um momento de gratidão e satisfação.
“Foi uma grande luta. Acreditamos que esse momento seja de ganho para a instituição e, principalmente, para nós, que nos dedicamos e abdicamos de tanta coisa para compor as fileiras da Polícia Militar de Roraima. Saímos dessa reunião com o governador muito satisfeitas e agradecidas” disse Leticia.
Edital concurso PM RR
O último concurso público foi publicado em 2018, e ofertou 400 vagas para Soldado, com salário inicial no valor de R$ 3.732,96. A exigência para concorrer ao cargo era ter no mínimo 18 anos e o nível médio completo. Ainda, CNH na categoria “B” ou superior.
Além disso, os homens precisavam ter altura mínima de 1,60m e as mulheres precisaram ter altura mínima de 1,55m. As vagas foram distribuídas no interior e na capital do estado.
Ademais, das etapas do concurso, foram realizadas Provas Objetivas, Teste de Aptidão Física, Exames Médicos, Avaliação Psicológica e Investigação Social. Nesse sentido, na prova objetiva, foram cobradas 80 questões, com as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito;
- Legislação Extravagante;
- Conhecimentos Específicos de Legislação da PM RR;
- Atualidades Gerais;
- História e Geografia de Roraima.