Boa notícia concurseiros! O edital do concurso Susipe PA (Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará) deverá ser publicado até o dia 30 de junho, como informou a secretária de Planejamento do Estado, Hana Ghassan. Serão 1.646 vagas para Policial Penal e salários de R$ 2.669,70.
Concurso Susipe PA: edital na próxima semana
Os concurseiros que estavam ansiosos com um novo edital para a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, podem comorar. Na próxima semana, o documento será lançado.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
A informação foi confirmada pela secretária de Planejamento e Administração do estado, Hana Ghassan, em resposta a questionamentos de candidatos em suas redes sociais.
Além disso, o secretário de Administração Penitenciária do Pará, Jarbas Vasconcelos, também deu indícios da publicação do certame.
Pelas redes sociais, Vasconcelos respondeu a um seguidor que o edital sairia “em breve” e, depois, chegou a dizer que aguarda o edital “nos próximos dias”, em outro comentário.
Vale lembrar que o contrato com a banda organizadora já foi assinado e será o Centro de Extensão e Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap).
Cetap: Conheça o perfil da banca que organizará o concurso, clicando aqui!
Concurso Susipe PA: vagas, cargos, salários e requisitos
A previsão, segundo já repassou a secretaria, é que sejam ofertados 1.646 vagas para o cargo de Policial Penal, antigo Agente de Segurança Penitenciário.
Vale lembrar que para ingressar na carreira é necessário que o concurseiro tenha apenas o nível médio e apresente carteira de habilitação, provavelmente nas categorias “D” ou “E”.
Já os salários iniciais ficam em torno de R$ 2.669,70. Mais informações devem ser confirmadas em breve ou com o lançamento do edital.
Concurso Susipe PA: atribuições do cargo
Entre as atribuições dos aprovados ao cargo de Agente Penitenciário do Pará, estão:
- proteger pessoas e bens no âmbito da atividade penitenciária;
- preservar a ordem, repelindo a violência, no âmbito da atividade penitenciária;
- desempenhar atividades de segurança e vigilância interna dos estabelecimentos prisionais;
- exercer atividades de movimentação e vigilância de presos na área interna da unidade e externa por ocasião do comparecimento aos juizados, redes hospitalares de assistência médica e odontológica;
- realizar buscas periódicas nas celas e em qualquer área do complexo penitenciário; realizar revistas nos presos;
- realizar revistas pessoais nas visitas dos presos e em qualquer pessoa que adentre as unidades prisionais, observando os aspectos legais;
- obedecer às ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;
- vistoriar todo e qualquer veículo que entre ou saia dos estabelecimentos prisionais;
- desempenhar atividades de caráter administrativo de identificação e registro de informações relativas a presos;
- auxiliar na movimentação dos detentos/presos para entrada e saída das salas de aula; manter as disciplinas nos espaços educacionais;
- organizar os horários e deslocamentos para idas aos banheiros e/ou para beber água, durante o horário de atividade escolar;
- realizar outras atribuições correlatas.
Concurso Susipe PA: como serão as provas?
Os candidatos inscritos no concurso Susipe do Pará serão avaliados por meio de seis etapas de seleção, sendo:
- provas objetivas,
- dissertativas,
- avaliação psicológica,
- exame médico,
- testes de aptidão física
- verificação de antecedentes criminais.
As provas serão aplicadas na capital do Pará, Belém, e nas cidades de Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.
Última concurso Susipe PA
Publicado em 2017, o último concurso Susipe do Pará para Agente Penitenciário (como ainda era conhecida a carreira) contou com a oferta de 436 vagas, todas para preenchimento em regime temporário.
As vagas foram lotadas nas unidades prisionais de Belém, Ananindeua, Marituba, Mosqueiro, Santa Izabel, Castanhal, Salinópolis, Capanema, Bragança, Redenção, Marabá, Parauapebas, Abaetetuba, Mocajuba, Cametá, Santarém, Almeirim, Tucuruí, Itaituba, Altamira e Breves.
Os candidatos foram avaliados por meio de três etapas, sendo uma análise curricular, pesquisa social e treinamento básico.