O edital do concurso Banco do Brasil 2021 já está publicado e conta com 4.480 vagas, entre imediatas e cadastro reserva.
As oportunidades são para candidatos de nível médio que concorrerão ao cargo de Escriturário, com iniciais de R$ 3 mil!
Prepare-se para o concurso do Banco do Brasil com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Além disso, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de julho de 2021.
- Adquira: Apostila completa Banco do Brasil
- Adquira: Curso online completo Banco do Brasil
Diferente das últimas seleções realizadas pelo Banco esta é de abrangência nacional, ou seja, as vagas estão distribuídas por todo o país.
Por onde começar a estudar Atualidades do Mercado Financeiro?
O candidato precisa conhecer como será a prova, estudar avaliações antigas do concurso Banco do Brasil e entender como a matéria cairá na sua prova. Confira a seguir:
- Português (10 questões);
- Inglês (5 questões);
- Matemática + Raciocínio Lógico + Matemática Financeira (10 questões);
- Conhecimentos Bancários (10 questões);
- Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões);
- Noções de Informática (15 questões);
- Vendas e Negociação (15 questões).
No total, teremos 70 questões, e dessas, nosso foco principal é em Atualidades do Mercado Financeiro, que ofertará 5 questões.
O que esperar de Atualidades do Mercado Financeiro no concurso Banco do Brasil?
Para a matéria de Atualidades do Mercado Financeiro, serão 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos. Lembrando que no edital do banco do Brasil, o candidato não pode zerar nenhuma prova.
Confira a seguir o conteúdo programático presente no edital:
- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
- Internet banking.
- Mobile banking.
- Open banking.
- Novos modelos de negócios.
- Fintechs, startups e big techs.
- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
- Funções da moeda.
- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
- Marketplace.
- Correspondentes bancários.
- Arranjos de pagamentos.
- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
- Segmentação e interações digitais.
- Transformação digital no Sistema Financeiro.
Os bancos na Era Digital
Primeiramente você vai entrar no site da Febraban ( Federação Brasileira De Bancos) ir na aba publicações, pesquisa e clicar no link chamado pesquisa Febraban de tecnologia bancária. Essa é a primeira dica para dar início aos estudos.
Essa pesquisa conta com uma leitura fácil e um material com slides e conteúdos sobre todas as tendências do mercado bancário.
Essa pesquisa também conta com as características dos bancos. E como reforço, é preciso entender e separar a diferença entre bancos digitais e bancos digitalizados.
Bancos digitalizados são aqueles que fazem fluxo de documentos em papel, que ainda fazem abertura de conta presencial e que ainda tem um gerente associado à conta.
Já os bancos digitais é uma instituição que não oferece atendimento presencial. Também são chamados de bancos virtuais ou bancos 100% online.
Internet Banking
Nesse conteúdo é preciso entender sobre as diferenças importantes entre o Internet banking e o mobile banking.
Internet banking implica um serviço que permite aos clientes realizar as transações financeiras eletronicamente, com o uso da internet.
Dispositivos utilizados: Computadores ou Laptops
Usos: Site do banco
Já o mobile banking se refere a uma instalação baseada na Internet fornecida por bancos que permite que os clientes executem transações bancárias, através de dispositivos celulares.
Dispositivos utilizados: Celulares ou tablets
Usos: Serviço de mensagens curtas, aplicativo móvel ou site
Ambos exigem acesso à internet, para realizar a transação bancária e ter uma variedade de usos.
Open Banking
Para esse tópico é preciso estudar quais são os desafios, elementos e as características essenciais do Open Banking.
Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas.
O Open Banking parte do princípio que os dados do consumidor são de sua propriedade e não do banco ao qual ele está vinculado.
Fintechs, startups e big techs
Esses conteúdos estão voltados para a tecnologia e prestação de serviçoes financeiros. Os Big Tex, por exemplo são grandes empresas de tecnologia que funcionam no mercado.
As fintechs podem ser encaradas como as empresas que disponibilizam serviços na área financeira levando em consideração as facilidades e praticidades que o uso da tecnologia pode proporcionar.
Uma startup, de acordo com o Sebraspe, é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Para ficar por dentro dos demais tópicos e dicas para se sair bem na matéria de Atualidades do Mercado Financeiro, confira o vídeo a seguir realizado pela professora Amanda Aires. Bons estudos!