Concurso PM GO: Lei que autoriza novas convocações é publicada!

Optimized pm go

Atenção concurseiros! Foi publicada a Lei nº 21.035/21 que permite a nomeação de aprovados em vagas de cadastro reserva nos últimos concursos PM GO (Polícia Militar de Goiás).

Concurso PM GO: lei publicada permite convocações de aprovados

A Lei nº 21.035/21, promulgada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), garante aval para nomeação dos candidatos aprovados em vagas para formação de cadastro de reserva nos últimos concursos da PM GO.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Segundo o texto, fica autorizada a convocação, nomeação e posse dos aprovados em cadastro reserva de concurso público para provimento de cargos do quadro da Polícia Militar do Estado de Goiás, que tenha sido realizado e homologado em data anterior às seguintes situações

  • I – Inclusão do Estado de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal, disciplinado pela Lei Complementar federal n° 159, de 19 de maio de 2017;
  • II – Publicação de decreto de calamidade financeira ou similar.

“A autorização somente ocorrerá para preencher cargos vagos resultantes da exoneração, demissão, exclusão, aposentadoria e morte de servidores, desde que haja disponibilidade financeira. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação”, afirmam os parágrafos do texto.

Alego solicita mais vagas para a área da Segurança

A Assembleia Legislativa de Goiás solicitou três editais com 3.418 vagas para os concursos Polícia Militar (PMGO), Polícia Civil (PCGO) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO). Confira a distribuição:

  • 2.000 para a PMGO (sendo 1.900 para o cargo de Soldado QPPM 2ª Classe e 100 para Cadete)
  • 1.000 para o CBMGO (sendo 900 para o Quadro de Praças e 100 para o Quadro de Oficiais)
  • 418 para a PCGO (115 para Escrivães de Polícia e 303 para Agentes de Polícia).

Segundo o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo, o Comando de Gestão de Finanças da PMGO se manifestou favorável à proposta, o que deve ter autorização nos próximos dias.

Não é ampliar, nós queremos, pelo menos, repor o que já foi perdido nos últimos dois anos. Como a matéria já foi analisada no Senado, foi analisada na Câmara, e voltou ao Senado, eu acredito que nós temos chances reais dela [da solicitação de novo certame] ser autorizada.”, afirmou o governador sobre autorização para a PM de Goiás.

Último concurso PM GO

A última seleção da Polícia Militar de Goiás aconteceu em 2016 e ofertou 2.500 vagas, sendo 2.420 para o cargo de Soldado 3ª Classe, cujo salário foi de R$ 1,5 mil, e 80 para o cargo de Oficial (Cadete), cujo salário foi de R$ 5,4 mil.

Para ser um Soldado era preciso o Ensino Superior completo em qualquer área, ter entre 18 e 30 anos e medir, no mínimo, 1,65m, no caso de candidatos do sexo masculino, ou 1,60m, no caso de candidatas do sexo feminino.

Já para ser um Oficial, o bacharel em Direito foi exigido, além de ter entre 18 e 29 anos até a data da matrícula/incorporação na PM.

Os candidatos foram avaliados por meio de 4 fases de seleção, que incluíam Provas Objetivas e Discursivas, Teste de Aptidão Física, Avaliação Médica e Psicológica e Avaliação de vida Pregressa e Investigação Social.