Atenção concurseiros! Foi publicada a Lei nº 21.035/21 que permite a nomeação de aprovados em vagas de cadastro reserva nos últimos concursos PM GO (Polícia Militar de Goiás).
Concurso PM GO: lei publicada permite convocações de aprovados
A Lei nº 21.035/21, promulgada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), garante aval para nomeação dos candidatos aprovados em vagas para formação de cadastro de reserva nos últimos concursos da PM GO.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Completa concurso PM GO
- Adquira: Curso Online concurso PM GO
Segundo o texto, fica autorizada a convocação, nomeação e posse dos aprovados em cadastro reserva de concurso público para provimento de cargos do quadro da Polícia Militar do Estado de Goiás, que tenha sido realizado e homologado em data anterior às seguintes situações
- I – Inclusão do Estado de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal, disciplinado pela Lei Complementar federal n° 159, de 19 de maio de 2017;
- II – Publicação de decreto de calamidade financeira ou similar.
“A autorização somente ocorrerá para preencher cargos vagos resultantes da exoneração, demissão, exclusão, aposentadoria e morte de servidores, desde que haja disponibilidade financeira. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação”, afirmam os parágrafos do texto.
Alego solicita mais vagas para a área da Segurança
A Assembleia Legislativa de Goiás solicitou três editais com 3.418 vagas para os concursos Polícia Militar (PMGO), Polícia Civil (PCGO) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO). Confira a distribuição:
- 2.000 para a PMGO (sendo 1.900 para o cargo de Soldado QPPM 2ª Classe e 100 para Cadete)
- 1.000 para o CBMGO (sendo 900 para o Quadro de Praças e 100 para o Quadro de Oficiais)
- 418 para a PCGO (115 para Escrivães de Polícia e 303 para Agentes de Polícia).
Segundo o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo, o Comando de Gestão de Finanças da PMGO se manifestou favorável à proposta, o que deve ter autorização nos próximos dias.
“Não é ampliar, nós queremos, pelo menos, repor o que já foi perdido nos últimos dois anos. Como a matéria já foi analisada no Senado, foi analisada na Câmara, e voltou ao Senado, eu acredito que nós temos chances reais dela [da solicitação de novo certame] ser autorizada.”, afirmou o governador sobre autorização para a PM de Goiás.
Último concurso PM GO
A última seleção da Polícia Militar de Goiás aconteceu em 2016 e ofertou 2.500 vagas, sendo 2.420 para o cargo de Soldado 3ª Classe, cujo salário foi de R$ 1,5 mil, e 80 para o cargo de Oficial (Cadete), cujo salário foi de R$ 5,4 mil.
Para ser um Soldado era preciso o Ensino Superior completo em qualquer área, ter entre 18 e 30 anos e medir, no mínimo, 1,65m, no caso de candidatos do sexo masculino, ou 1,60m, no caso de candidatas do sexo feminino.
Já para ser um Oficial, o bacharel em Direito foi exigido, além de ter entre 18 e 29 anos até a data da matrícula/incorporação na PM.
Os candidatos foram avaliados por meio de 4 fases de seleção, que incluíam Provas Objetivas e Discursivas, Teste de Aptidão Física, Avaliação Médica e Psicológica e Avaliação de vida Pregressa e Investigação Social.