O Estado de São Paulo criou o Projeto de Lei 26/2021, que visa criar a Controladoria Geral de São Paulo (CGE SP).
O documento foi protocolado pelo governo na última quinta-feira, dia 05 de agosto e, caso seja aprovado, é bem possível que um novo certame SP seja lançado.
A pretensão é de que a CGE SP seja vinculada diretamente ao governo de São Paulo e não mais à Secretaria do Estado de Fazenda.
Índice
Se o PL for aprovado, a CGE terá seus próprios cargos. Serão eles:
- Um cargo de Controlador Geral do Estado, decorrente da transformação do cargo de Presidente da Corregedoria Geral da Administração;
- Um cargo de Controlador Geral do Estado Executivo, decorrente da transformação de um cargo vago de Assessor Técnico de Gabinete IV;
- Cargos de provimento efetivo das classes de Oficial Administrativo e Executivo Público, providos por servidores em exercício na Corregedoria Geral da Administração, na Ouvidoria Geral do Estado e no Departamento de Controle de Avaliação da Secretaria da Fazenda e Planejamento, decorrentes de transferência.
O Projeto de Lei deverá ser analisado por comissões na Assembleia Legislativa do Estado (ALESP) com caráter de urgência.
Qual é a finalidade da CGE SP?
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo tem como propósito tomar as providências necessárias para garantir a segurança do patrimônio público, atuando no controle interno e na defesa à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combato à corrupção e às atividades de ouvidoria.
Além disso, a Controladoria tem como dever a transparência de gestão e a promoção da ética no serviço público.
A CGU está com seleções em andamento!
Além das Controladorias Gerais de Estado, a CGU (Controladoria Geral da União) também tem seleções em andamento.
O edital do concurso CGU foi publicado no final de julho e oferta 375 vagas de nível médio e superior. Confira os cargos com oportunidades abertas:
- Técnico Federal de Finanças e Controle (75 vagas);
- Auditor Federal de Finanças e Controle (300 vagas).
O cargo de Técnico, que tem vencimento de R$ 7.741,31, exige que o candidato seja formado no Ensino Médio. Enquanto isso, o cargo de Auditor exige formação no Ensino Superior e apresenta salários iniciais de R$ 19.655,06.