Novidades virão pela frente! Um novo concurso Olinda – PE para Guarda Municipal já foi autorizado! A comissão deve ser formada em breve.
O aval para a autorização foi assinado na noite da última terça-feira, 17 de agosto. O anúncio aconteceu no dia seguinte, 18 de agosto, e foi feito pelo próprio prefeito Professor Lupércio. O documento autorizado será publicado no Diário Oficial.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
De acordo com a prefeitura, a comissão organizadora do certame para Guarda Municipal de Olinda – Pernambuco deve ser formada em breve.
Concurso Olinda – PE: próximos passos
Uma vez que o concurso já foi confirmado e autorizado, o próximo passo deve ser a formação da comissão organizadora, o que ocorrerá muito em breve.
Os participantes da comissão estarão responsáveis por elaborar o projeto básico do concurso. Em seguida, também deverão realizar o processo de escolha e contratação da banca organizadora do certame.
Somente após a contratação da banca é que o edital poderá ser publicado com todos os detalhes sobre o concurso.
Até o momento, não se sabe o quantitativo de vagas a serem oferecidas, nem a possível data para a publicação do edital. No entanto, isso deve acontecer em breve, de acordo com as palavras do prefeito do estado:
“O concurso público para a Guarda Municipal está cada vez mais próximo. Autorizei que esse importante processo aconteça. Essa é a segunda autorização dada pela gestão para realização de concurso, já que em menos de um mês autorizamos para a Educação. O edital com todas as informações será divulgado em breve.”
Último concurso Olinda – PE
O último concurso Olinda – PE para o cargo de Guarda Municipal aconteceu em 2011, há 10 anos, o que evidencia a necessidade de um novo concurso para a carreira.
Na época, foram oferecidas 344 oportunidades para diversos cargos. São eles:
- Auditor Fiscal da Fazenda Municipal;
- Médico em várias especialidades;
- Procurador Municipal;
- Professor;
- Técnico de Nível Superior;
- Agente de Trânsito e Transporte;
- Guarda Municipal;
- Técnico Administrativo, da Fazenda Municipal, em Segurança do Trabalho.
Desse número, 65 vagas eram para Guarda Municipal, que exigia apenas o nível médio de escolaridade. A jornada de trabalho era de 30 horas semanais, e a remuneração para o cargo acontecia de acordo com o salário-mínimo da época. Sendo assim, o valor era de R$529,61 mais um adicional de R$211,84.
O concurso aconteceu sob a organização do Iaupe (Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco. Para a seleção, os candidatos tiveram que passar por algumas etapas classificatórias e eliminatórias:
- Prova objetiva;
- Exame de saúde;
- Teste de Aptidão Física (TAF); e
- Avaliação psicológica.
Na prova objetiva, os candidatos tiveram que responder a questões sobre História do Brasil e Geral, Geografia Física, Humana e Econômica, Noções de Direitos Humanos e Legislação.