Concurso PRF: Data de Curso de Formação será alterada?

concurso PRF

Novidades sobre o concurso PRF! Após passar por uma suspensão temporária, a UniPRF informou que o ocorrido não afetou significativamente a data do Curso de Formação Profissional.

Por meio de transmissão em suas redes sociais, a UniPRF anunciou que a suspensão temporária do concurso não afetou de maneira significativa as datas para o início do Curso de Formação Profissional a ser realizado pelos candidatos.

📥 SEU PLANO DE APROVAÇÃO PARA 2025 ESTÁ QUASE PRONTO....

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Uma reunião com o Cebraspe, banca organizadora do certame, foi realizada na última quinta-feira, 19 de agosto, para confirmar o andamento do cronograma.

Sendo assim, as datas para a convocação de matrícula dos candidatos aprovados estão previstas para os dias 15 e 16 de setembro de 2021. O curso deve ter o seu início no dia 24 de setembro.

Banca organizadora reconheceu os equívocos

O concurso da Polícia Rodoviária Federal havia sido suspendido temporariamente enquanto um problema quanto a questão das cotas raciais era analisado.

O Cebraspe reconheceu os erros cometidos na divulgação dos resultados provisórios, de maneira que novas datas para recursos tanto dessa quanto de outras avaliações estão disponíveis. Confira:

  • Recursos contra o resultado da avaliação médica: das 10 horas do dia 25 de agosto de 2021 às 18 horas do dia 26 de agosto de 2021
  • Recursos contra o resultado da avaliação de títulos: das 10 horas do dia 19 de agosto de 2021 às 18 horas do dia 20 de agosto de 2021
  • Recursos contra o resultado da avaliação biopsicossocial dos candidatos PcD: 10 horas do dia 19 de agosto de 2021 às 18 horas do dia 20 de agosto de 2021
  • Resultado final das etapas: 1º de setembro

Qual foi o motivo da suspensão do concurso?

A suspensão do concurso se deu a partir da uma ação judicial por parte do Ministério Público, que alegou que o concurso estava descumprindo a Lei de Cotas (Lei 12.990/2014).

Isso porque a Lei determina que 20% das vagas em todas as etapas do processo seletivo devem ser destinadas a pessoas negras. O grande problema era que a porcentagem estava sendo aplicada com base apenas nos resultados finais do concurso.

Sendo assim, alguns dos pedidos realizados pelo Ministério Público foram:

  • que realizem a retificação do Edital Concurso PRF nº 1, de 18 de janeiro de 2021, para dele fazer constar expressamente que os candidatos autodeclarados negros aprovados nas provas objetivas que tiverem direito à correção de suas provas discursivas com base nas suas classificações na ampla concorrência não serão contabilizados no quantitativo de correções das provas discursivas de candidatos autodeclarados negros, constando tanto da listagem de candidatos da ampla concorrência com direito à correção de suas provas discursivas, quanto da listagem dos candidatos autodeclarados negros que têm direito à correção de suas provas discursivas;
  • que não considerem, no número de correções de provas discursivas para vagas reservadas para candidatos negros, aqueles candidatos negros que obtiveram nota suficiente para estarem no número de correções de provas discursivas para vagas de ampla concorrência, na primeira etapa do concurso público em andamento, devendo realizar, ainda, a correção das provas discursivas de candidatos autodeclarados negros aprovados e classificados dentro das vagas reservadas;
  • que, analisados os eventuais recursos, publiquem o resultado final da prova discursiva relativamente a esses candidatos e façam a convocação para a prova de capacidade física dos que forem aprovados na prova discursiva
  • a suspensão do andamento do concurso público até que os candidatos que venham a ter suas provas discursivas corrigidas.

Concurso PRF: detalhes do certame

O concurso PRF oferece 1.500 oportunidades para o cargo de Policial Rodoviário Federal. A carreira exige o nível superior em qualquer área.

A remuneração para o cargo é de R$9.899,88. Além disso, os aprovados também contarão com um auxílio-alimentação no valor de R$458. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Confira como foi determinada a distribuição das vagas:

  • 1.175 para ampla concorrência;
  • 300 para negros; e
  • 75 para pessoas com deficiência (PcD).