O edital do concurso Polícia Penal MG foi lançado com a oferta de 2.240 vagas para o cargo de Policial Penal. Saiba como gabaritar as questões de Windows 10!
Antes de mais nada, o certame estará com as inscrições abertas a partir de 22 de outubro até o dia 21 de novembro de 2021. Os interessados poderão se inscrever no site da banca organizadora, a Selecon, e, para efetivar a participação nas avaliações, precisarão pagar uma taxa de R$ 49,16.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso Polícia Penal MG
- Adquira: Curso Online Concurso Polícia Penal MG
As vagas ofertadas serão para o antigo cargo de Agente Penitenciário, que tem salário de R$ 4.631,25.
Se interessou pelo concurso? Então saiba como ir bem nas questões de Windows 10 na parte de Informática!
Quem pode participar do concurso Polícia Penal MG?
O principal requisito para ingresso no cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal é a conclusão do ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio ou formação de nível superior, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
Outros requisitos são:
- Ter sido aprovado e classificado, na forma estabelecida neste Edital;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, na forma do art. 13 do Decreto Federal Nº. 70.436, de 18 de abril de 1972;
- Gozar dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter 18 (dezoito) anos completos na data da posse na forma do art. 11, inciso III, do Decreto 42.899 de 17.09.2002;
- Possuir, à data da posse, comprovante de conclusão do nível médio de escolaridade exigido para o cargo, nos termos do art. 9º, § 2º, alínea “d”, da Lei nº 14.695/2003 e conforme estabelecido no item 2.3 deste Edital;
- Não ter sido demitido a bem do serviço público, conforme art. 250 da Lei 869/52 e não ter sido demitido das Instituições Militares ou Forças Congêneres;
- Não possuir registro de antecedentes criminais nos últimos 5 anos, ficando impedido o ingresso nos casos em que houver ação penal com sentença condenatória transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, garantido o contraditório e a ampla defesa;
- Não possuir acúmulo de cargos na forma da legislação vigente;
- Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição, devendo o candidato comprovar tal condição especial conforme o referido dispositivo constitucional.
Quais são as etapas de avaliação do concurso Polícia Penal MG?
Os candidatos ao concurso da PP de Minas Gerais serão submetidos às etapas de avaliação:
- Prova Objetiva e Redação;
- Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica;
- Exames Médicos;
- Prova de Condicionamento Físico por Testes Específicos;
- Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; e
- Curso de Formação Técnico-Profissional.
As quatro primeiras etapas serão de responsabilidade da banca organizadora Selecon, mas a quinta etapa, o Curso de Formação, será organizada pelo Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública)
Como será a Prova Objetiva do concurso?
A Prova Objetiva do concurso, que está sob responsabilidade de organização da Selecon. A estrutura da prova, que terá duração máxima de 5 horas, será composta por 60 questões sobre as matérias:
- Língua Portuguesa;
- Informática Básica;
- Noções de Direito;
- Direitos Humanos;
- Legislação Especial;
- Raciocínio Lógico.
Dicas para gabaritar Windows 10
A matéria de Informática indicada no edital do concurso da Polícia Penal de Minas Gerais é dividida em vários tópicos e inclui assuntos sobre Windows.
Dentro de Informática, o Windows 10 acaba sendo bastante cobrado, portanto veja algumas dicas para se dar bem com essa parte da avaliação es o TOP de assuntos mais cobrados!
O primeiro destaque de assuntos sobre Windows 10 diz respeito sobre as novidades que ele trouxe quando substituiu o Windows 8, como o “Iniciar”, os blocos dinâmicos e a possibilidade de desinstalar programas pelo Iniciar.
Outro assunto mais cobrado é o Microsoft Edge, novo navegador do Windows, que tem caído bastante em concursos, bem como o Windows Hello, que faz reconhecimento fácil e/ou de digital.
O Windows 10 também traz a possibilidade de um “Modo Tablet” para computadores híbridos, que podem ser usados como notebook e como tablet.
Por fim, outro assunto que também costuma aparecer em concursos é o Explorar e suas funções, incluindo o OneDrive.
Para estudar Informática, os concurseiros encontram uma dificuldade: a falta de bibliografia. Por isso, é preciso achar outras formas de estudar.
Uma delas é, sim, entendendo como as ferramentas e programas funcionam, porém é preciso tomar cuidado.
Antes de sair mexendo em tudo, em todas funções do seu computador, é bacana entender o edital e pesquisar os temas mais cobrados para poder estudar com mais foco.
Outra dica é fazer exercícios, pois assim o candidato entende como cada ferramenta é cobrada em questão, além de trabalhar o tempo em que resolve cada pergunta.
Conteúdo programático de Informática
- Conceitos de internet e intranet;
- Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a internet/intranet;
- Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca, de pesquisa e de redes sociais;
- Noções de sistema operacional (ambiente Windows);
- Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice); e
- Noções de videoconferência.