A Seplag divulgou o número de inscritos no concurso PC AL. Saiba como está a concorrência do certame, que terá provas aplicadas neste fim de semana!
As avaliações do concurso da Polícia Civil do Alagoas estão marcadas para o dia 29 de agosto e a Seplag (Secretaria de Planejamento) tornou pública a quantidade de inscrições que o certame recebeu.
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No total, foram 43 mil inscritos para concorrer a 500 vagas. Somente para o cargo de Agente, que conta com a oferta de 368 vagas, foram 35.741 candidatos, o que gera uma concorrência de 97.12 pessoas por vaga.
Já o cargo de Escrivão, registrou 7.332 inscrições para 132 vagas. A concorrência para este cargo é de 55.55 candidatos por vaga.
Concurso PC AL: Locais de provas foram divulgados!
As provas do concurso PC AL estão marcadas para acontecer no dia 29 de agosto e os locais de aplicação foram divulgados na última terça-feira,24 de agosto.
Os candidatos devem acessar os cartões de informação para saberem onde vão realizar suas avaliações. A consulta a esse cartão pode ser feita pelo site da banca organizadora, Cebraspe.
Os dois cargos ofertados no edital atual realizarão as avaliações no mesmo dia, nas cidades Arapiraca e Maceió.
Os exames durarão 4 horas e meia e os candidatos precisarão responder 120 questões.
Quais serão as matérias cobradas nas provas?
As avaliações da Polícia Civil de Alagoas para Escrivães e Agentes serão dividias em questões sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, que serão diferentes de cargo para cargo.
Na parte de Conhecimentos Gerais, serão feitas 50 questões sobre as matérias:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Informática; e
- Atualidades.
Para aprovação, os candidatos precisarão tirar 10 pontos, no mínimo, na parte de Conhecimentos Gerais, 21 na parte de Conhecimentos Específicos e 36 na somatória das duas Provas.
Já a Prova Discursiva versará sobre um texto que poderá ter até 30 linhas sobre algum tema de Atualidades que será divulgado somente no momento da avaliação.
Concurso PC AL Delegados: cargo e etapas de avaliação
Para ser Delgado na Polícia Civil do Alagoas, é necessário ter formação no Ensino Superior, no curso de Direito. O salário para este cargo é de R$ 20.944,97.
As atribuições da carreira são:
- Executar atividades de direção, supervisão, coordenação, planejamento, orientação e de execução;
- Fazer o controle da administração da polícia judiciária;
- Acompanhar investigações e operações policiais;
- Instaurar e presidir procedimentos policiais.
Para adentrar na corporação PC AL como Delegado, o concurseiro será submetido a uma Prova Objetiva com 120 questões divididas entre questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos do cargo.
O candidato também terá que realizar uma Prova Discursiva, que consiste em três questões sobre Direito Penal, Processual Penal e Constitucional.
Além dessas duas fases, ainda farão parte da avaliação:
- Teste de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Avaliação de Títulos;
- Investigação Social;
- Exames Médicos; e
- Curso de Formação.
Vale ressaltar que o edital ainda não foi publicado para este cargo, mas a previsão é que o documento saia até outubro de 2021.