Boa notícia concurseiros! O orçamento para realização do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está no projeto de Lei Orçamentária Anual 2022 (PLOA). A confirmação é da Fenasps. Um aval do Ministério da Economia, para 7.575 oportunidades, ainda é aguardado!
- Confira: Raio-x Concurso INSS (Grátis)
Concurso INSS: orçamento para novo edital
Os concurseiros que estão a espera de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem comemorar, pois um novo edital deve sair em 2022.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso INSS
- Adquira: Curso Online Concurso INSS
Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o orçamento para o novo certame consta no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para 2022, que ainda será votado.
“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade“, afirmou Moacir Lopes, secretário da Fenasps.
Vale lembrar que o INSS aguarda um aval do Ministério da Economia, para ofertar 7.575 oportunidades, sendo 6.004 ao cargo de Técnico e 1.571 para Analista.
Sendo assim, até hoje, 31 de agosto, deve sair o PLOA 2022 e, caso houver uma verba reservada para o concurso INSS, será um grande indicativo de que o Ministério da Economia dará o aval positivo para a seleção.
O presidente do Instituto, Leonardo Rolim, afirmou que pretende realizar o concurso antes de outubro do ano que vem, quando acontecerão as eleições presidenciais no país.
“Neste momento não existe saída para o INSS sem realizar concurso e contratar novos servidores. Estamos na luta para o novo concurso ser uma realidade. O concurso é fundamental para acabar com a fila de espera, reduzir prazo de atendimento dos segurados e evitar os riscos de haver descontinuidade dos serviços prestados. Ao contrário disto, será um caos sem precedentes“, afirmou Moacir Lopes.
Pedido de vagas pode ser insuficiente para o INSS
De acordo com o secretário da Fenasps, a quantidade de vagas que foi requisitada é insuficiente para suprir as necessidades do INSS.
“Desde a retomada dos concursos a partir de 2003, os concursos são realizados para determinado número de vagas e, após convocarem todos os aprovados na primeira chamada, ampliam a validade convocando mais aprovados no concurso. A Federação e o MPF haviam pedido a contratação de aproximadamente 23 mil servidores. O total de 7.575 é insuficiente para a demanda”, afirmou ele.
Quer começar os estudos? Saiba como foi o último concurso para Técnico, clicando aqui.
Deficit no quadro de servidores afeta o funcionamento do INSS
Enquanto não tem um novo concurso, o Instituto Nacional de Seguro Social convive com uma grande demanda de serviços todos os anos, e falta de pessoal.
Somente em 2020, mais de 1,282 milhão de pessoas aguardavam para conseguir suas aposentadorias. Em novembro, o número havia caído para 1,251 milhão.
Diante da situação, a solução foi digitalizar alguns atendimentos e fazer contratações temporárias de militares inativos e de aposentados.
Esses contratos temporários se encerram no ano que vem, 2022, e o INSS terá mais um motivo para se preocupar caso o novo concurso não seja aprovado.
Atualmente, segundo o instituto, são 20.091 cargos ocupados, contra 23.610 cargos vagos, o que aumenta a pressão por um novo certame. Confira a distribuição: