Atenção, concurseiros! O edital para o novo concurso Câmara de Teresina PI foi confirmado para 2022. Confira os detalhes.
De acordo com Jeová Alencar, vereador do Piauí e presidente da Casa Legislativa, o orçamento para o novo concurso Câmara de Teresina PI já está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022:
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
“Nós colocamos na LDO a previsão orçamentária para fazer o concurso no próximo ano.”
Concurso Câmara de Teresina PI: detalhes
Segundo o vereador, a comissão organizadora para o certame já está sendo formada, e ficará responsável por averiguar o quantitativo de vagas possível para o novo concurso.
Além disso, o parlamentar já adiantou que o processo seletivo contará com cerca de 15 a 20 oportunidades para cargos de Técnico Legislativo, Fotógrafo, Jornalista, Área Administrativa, Contábil e de Tecnologia.
“Vamos fazer para técnico legislativo, fotógrafo, jornalista, área Administrativa, Contábil e de Tecnologia. Serão em torno de 15 a 20 cargos.”
Ademais, é possível que outros cargos que não foram contemplados no último edital também possam ter vagas para o certame do próximo ano. São eles: Assistente Técnico Legislativo (nível médio) e Administrador, Contador e Comunicador social (superior).
Requisitos para os concursos da Câmara de Teresina
Para concorrer às vagas dos concursos Câmara de Teresina PI, alguns requisitos básicos devem ser cumpridos pelos candidatos. Confira:
- ser brasileiro, nos termos da Constituição Federal;
- ter completado 18 (dezoito) anos;
- estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- ser julgado APTO física e mentalmente para o exercício do cargo, em inspeção médica oficial, determinada pela Câmara Municipal de Teresina;
- possuir a escolaridade exigida e demais requisitos para o exercício do cargo;
- declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, Federal ou Municipal, para fins de verificação do acúmulo de cargos;
- a quitação com as obrigações eleitorais e militares;
- não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público;
- ter sido aprovado e classificado no concurso público;
- atender às demais exigências contidas no Edital.
Outro concurso já está em andamento
Atualmente, um concurso da Câmara de Teresina – Piauí já está acontecendo e passa por sua fase de provas. São oferecidas 09 vagas de níveis médio e superior.
O certame está sob a organização do Instituto AOCP. As vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos:
Nível médio
- Assistente Legislativo – 05 vagas.
Nível superior
- Analista de Informática – 01 vaga;
- Assessor Jurídico – 02 vagas;
- Procurar – 01 vaga.
Além disso, os aprovados deverão cumprir com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. A remuneração para o nível médio é de R$2.066,15. Já para o nível superior, os vencimentos são de R$6.008,70.
As etapas avaliativas consistem em provas objetivas para todos os níveis de escolaridade, além de provas discursivas para as carreiras de nível superior e análise de título para o cargo de Procurador.
Tanto as provas objetivas quanto as discursivas já foram realizadas no dia 25 de julho. Os candidatos responderam a 40 questões sobre as seguintes disciplinas:
Assistente Legislativo e Analista de Informática:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico e Matemático;
- Legislação Municipal; e
- Conhecimentos Específicos.
Assessor Jurídico e Procurador:
- Língua Portuguesa;
- Legislação Municipal; e
- Conhecimentos Específicos.
Para a aprovação, é necessário que o candidato obtenha no mínimo 50 pontos na avaliação objetiva, a fim de que não seja eliminado do concurso.