Novas informações sobre o concurso PM CE! O edital passou por sua primeira retificação, alterando assim alguns detalhes importantes, incluindo o conteúdo programático e o período de inscrições. Confira!
O edital do concurso da Polícia Militar do Ceará passou por sua primeira retificação, onde foram alteradas diversas informações do documento, como o período de inscrições, o conteúdo programático e os exercícios do TAF (Teste de Aptidão Física).
Índice
- Adquira: Apostilas Concurso PM CE
- Adquira: Curso Online Concurso PM CE
Quais informações foram alteradas com a retificação?
Período de inscrições
Já havia sido informado anteriormente que o período de inscrições seria prorrogado. Antes, o período se encerrava no dia 15 de setembro, mas com a prorrogação os interessados podem se inscrever até as 16 horas de hoje, 22 de setembro.
Além disso, vale reforçar que o período para solicitação de isenção de taxa já se encerrou, uma vez que ocorreu entre os dias 16 e 18 de agosto. O valor da taxa é de R$120.
As inscrições podem ser feitas no site da banca organizadora do certame, a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Detalhes acerca do TAF
Ademais, novos detalhes foram acrescentados quanto aos exercícios a serem realizados na etapa de Teste de Aptidão Física do processo seletivo.
Originalmente, no edital apenas constava que entre as atividades estava o abdominal. Com a retificação, passou a ficar claro que o teste se trata de abdominal remador.
Conteúdo programático
Por fim, outra das principais modificações realizadas por meio da retificação é quanto ao conteúdo programático. Duas das disciplinas presentes na avaliação objetiva passaram por acréscimo ou retirada de legislações. Confira:
Em Direito Constitucional/Humanos:
- Foi retirado: Direito das pessoas moradoras de favelas. Diversidade sexual. Direito das pessoas LGBTQIA+. As Garantias Judiciais e os direitos pré-processuais. Direito a não ser torturado. População em situação de rua. Conceito e Princípios das Políticas Públicas. Recolhimento Compulsório.
Em Direito Penal:
- Foi retirado: Disposições preliminares do Código de Processo Penal. Disposições constitucionais aplicáveis ao Direito Processual Penal
- Foi acrescido: Aspectos penais e processuais da Lei n. 8.072/1990 (Crimes Hediondos) e alterações posteriores, da Lei nº 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento) e alterações posteriores, da Lei nº 11.343/2006 (Entorpecentes) e alterações posteriores e da Lei n. 13.869/2019 (Abuso de Autoridade).
Concurso PM CE: detalhes
O concurso da Polícia Militar do Ceará oferece 2.000 vagas de nível médio para o cargo de Soldado, sendo 1.360 vagas para homens, 240 para mulheres e 400 para pessoas negras.
Além disso, a remuneração para a carreira possui o valor de R$4.192,72 após o encerramento do Curso de Formação Profissional.
Ademais, os requisitos básicos para concorrer às vagas são:
- Ensino médio ou ensino médio técnico completo devidamente comprovado por alguma instituição credenciada pelo MEC;
- Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos de idade no primeiro dia de inscrição do concurso;
- Possuir carteira nacional de habilitação classificada, no mínimo, na categoria “B”;
- Ter a estatura mínima de 1,62m, se for do sexo masculino, e 1,57m, se candidata do sexo feminino;
- Não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional (candidatas do sexo feminino).
Como serão as provas do concurso?
A seleção do concurso público contará com 6 etapas avaliativas. São elas:
- Prova Objetiva;
- Exame de Saúde;
- Teste de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Investigação Social.
Além disso, a etapa de prova objetiva já está agendada para o dia 7 de novembro, quando os inscritos deverão responder a 80 questões sobre:
Módulo I – Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Atualidades/História do Ceará
- Noções de Administração Pública/Ética no Serviço Público
Módulo II – Conhecimentos Específicos:
- Noções de Direito Constitucional/Direito Humanos
- Noções de Direito Penal Militar/Processo Penal Militar
- Noções de Direito Penal
- Noções de Criminologia
- Segurança Pública