Concurso Receita Federal: Conheça o modelo de teletrabalho!

Concurso Receita Federal segue em tratativa para oferta de 699 vagas de nível superior

Um novo concurso Receita Federal segue aguardando autorização do Ministério da Economia. Enquanto isso, entenda mais sobre o modelo de teletrabalho que é um diferencial no órgão!

Com a chegada da pandemia da Covid-19, muitos trabalhadores passaram a realizar suas atividades em home office. No entanto, esse modelo já era adotado pela Receita Federal muito antes disso, e é considerado um benefício aos servidores.

Além disso, os concurseiros interessados no próximo concurso da Receita podem considerar o modelo de teletrabalho como uma opção. Conheça mais sobre esse modelo e suas atribuições.

Teletrabalho: o que é e quais são as atribuições?

O modelo de teletrabalho é adotado pela Receita Federal desde 2016, e consiste em permitir que o servidor exerça suas funções desde o conforto de sua casa, possibilitando a conciliação do trabalho com outras responsabilidades.

Além disso, vale destacar que tal modelo já foi regulamentado e conta com a aprovação do Governo.

Ademais, as atividades que podem ser desenvolvidas em modelo de teletrabalho são:

  • Análise e julgamento de processos administrativos fiscais;
  • Desenvolvimento de sistemas corporativos na área de tecnologia da informação;
  • Análise e elaboração de processos de correição;
  • Realizar auditoria interna;
  • Gerir direito creditório de contribuinte;
  • Gerir cadastros tributários e aduaneiros; e
  • Preparo, análise, decisão e execução de processos de arrecadação, cobrança, cumprimento das obrigações acessórias e garantia do crédito tributário.

Quais são os requisitos para esse modelo?

Ademais, para trabalhar seguindo o modelo de teletrabalho existem algumas exigências que devem ser cumpridas.

Uma vez que o modelo oferece comodidade e flexibilidade, é necessário que os funcionários que exercem suas funções dessa maneira apresentem uma produtividade de 15% a mais daqueles que trabalham presencialmente.

Além disso, é preciso que os servidores apresentem provas de que possuem as estruturas essenciais necessárias para desempenhar as atividades nesse modelo.

Nos últimos tempos, com a pandemia em decorrência da Covid-19, isso foi modificado temporariamente. Visto que todos os trabalhadores estão exercendo suas funções em home office, já não é necessário que aqueles que estão em modelo teletrabalho cumpram com esses 15% a mais.

Sendo assim, enquanto a pandemia seguir em vigor, todos os servidores devem apenas cumprir 100% de suas atividades, sem porcentagens acrescidas para aqueles que já trabalhavam desde suas casas anteriormente.

Concurso Receita Federal segue aguardando autorização

A Receita Federal conta com um grande deficit de funcionários. De acordo com o levantamento feito no mês de janeiro, já são mais de 21 mil cargos vagos.

No entanto, um novo concurso segue esperando autorização por parte do Ministério da Economia. Inicialmente, o quantitativo de vagas solicitado era de 3 mil, mas passou a 699 mais tarde.

Uma vez que a autorização ainda não foi oferecida, é possível que o quantitativo seja ainda menor, de apenas 250 oportunidades, o que somente preencheria as demandas geradas pela remoção interna do órgão, que está para acontecer em breve.

Além disso, o que se prevê é que as vagas ofertadas pelo concurso sejam para os cargos de Auditor e Analista.