Concurso PC BA: Edital com 1.000 vagas é novamente confirmado!

Novas notícias sobre o concurso PC BA! O governador do estado confirmou mais uma vez a realização do processo seletivo que oferecerá vagas de nível superior para três diferentes cargos.

Na última segunda-feira, 27 de setembro, o governador Rui Costa voltou a confirmar a realização do novo concurso da Polícia Civil da Bahia. O que se previa era que as provas fossem realizadas ainda este ano, no entanto, o edital ainda depende da escolha da banca organizadora.

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Além disso, o governador também informou que a nova previsão é a de que o concurso aconteça entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, de forma que até dezembro do próximo ano os aprovados possam estar atuando na sociedade:

“Já tinha autorizado. Volto a afirmar. O concurso Polícia Civil terá 1000 vagas. O concurso deve acontecer em janeiro ou fevereiro, no máximo, para que até dezembro esses policiais possam entrar e servir à sociedade, reforçando o policiamento”, disse Rui Costa.

Concurso PC BA: detalhes

O novo concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia oferece 1.000 oportunidades de nível superior para os cargos de Delegado, Escrivão e Agente. Além disso, a distribuição se dará da seguinte forma:

  • Delegado: 100 vagas;
  • Escrivão: 100 vagas; e
  • Agente: 800 vagas.

Ademais, o governador do estado esclareceu que ainda que um concurso tenha sido realizado recentemente, em 2018, não foi suficiente o número de aprovados para o preenchimento de todos os cargos vagos, o que torna necessária uma nova seleção.

Além disso, de acordo com o último edital, a remuneração inicial para o cargo de Escrivão é de R$3.915,85. Já para Delegado, os ganhos iniciais giram em torno de R$11.389,96.

Último concurso PC BA

O último concurso PC BA aconteceu em 2018, quando foram oferecidas 1.000 vagas para os cargos de Investigador, Delegado e Escrivão, de nível superior. Ademais, a seleção contou com a organização da Fundação Vunesp.

Os cargos de Investigador e Escrivão exigiam o nível superior em qualquer área, enquanto que para concorrer às vagas de Delegado era preciso possuir a formação no curso de Direito.

Além disso, durante a seleção os candidatos inscritos na época passaram pelas seguintes etapas avaliativas de caráter eliminatório e classificatório:

  • Provas Objetivas e Discursivas;
  • Exames Biomédicos;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Exame Psicotécnico;
  • Prova de Títulos;
  • Investigação Social e de Conduta Pessoal.

Para a prova objetiva, os inscritos deveriam responder a 100 questões, das quais 30 eram sobre Conhecimentos Gerais e 70 eram sobre Conhecimentos Específicos de cada carreira.