Concurso PM AM: Poderá ter idade máxima de 35 anos, entenda!

Atenção, concurseiros! Um PL foi enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas para realizar algumas adequações nos requisitos das vagas do concurso PM AM.

O Projeto de Lei (PL), que foi encaminhado à ALEAM pelo governador Wilson Lima, pede que a idade máxima permitida para adentrar na Polícia Militar do Amazonas seja de 35 anos. A idade mínima continua sendo de 18 anos completos.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

A justificativa apresentada aos deputados aponta que diversos concursos da PM já fixam a idade máxima permitida em 35 anos. Atualmente, a PM AM coloca como limite para contratação de 28 anos de idade.

Nós enviamos uma mensagem para a Assembleia Legislativa alterando a idade de 28 para 35 anos completos até o momento da inscrição. Essa é uma correção histórica que a gente faz, visto que o último certame para a corporação foi realizado em 2011. Contamos com o apoio dos deputados para essa reparação”, justificou o governador.

A mudança, no entanto, será excepcional e somente para o próximo concurso.

O texto do PL também prevê a reserva de 10% das vagas do próximo concurso para mulheres.

Concurso PM AM: Panorama geral

O concurso PM do Amazonas foi autorizado em julho pelo governador do Estado, Wilson Lima, que também confirmou o lançamento do edital até outubro de 2021.

Ainda de acordo com Lima, os editais já estão sendo finalizados.

Durante o anúncio das comissões organizadoras do certame, informações sobre vagas e cargos foram confirmadas. Veja mais detalhes:

  • 1.000 vagas para o cargo de Soldado; e
  • 350 vagas para o caro de Oficial.

O concurso PM AM é esperado de 2018!

Os concursos da Polícia Militar e Civil do Amazonas estão sendo esperados desde 2018.

Naquele ano, a Segurança Pública chegou a abrir vagas para 1.300 contratações, porém os editais não foram publicados por questões orçamentárias.

No caso da PM, 681 vagas seriam preenchidas e para os Bombeiros AM, 228 vagas foram autorizadas.

Já no caso da Polícia Civil, oito cargos seriam ofertados e 424 vagas seriam preenchidas, caso o edital tivesse sido oficialmente publicado.

Em 2020, o governador Wilson Lima, voltou a comentar sobre os concursos e afirmou que esperava os editais da área de Segurança Pública ainda para o primeiro semestre de 2021, o que não aconteceu. Veja o pronunciamento de Lima na cerimônia de inauguração da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção no ano passado:

Assim que o Amazonas tiver condições, vamos realizar os concursos públicos (para PM E PC AM). Trabalhamos com a possibilidade de fazer isso no ano que vem (2021), ainda no primeiro semestre, mas vai depender muito de como a economia vai se comportar e a situação fiscal do estado”.

O Amazonas passa por limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que dificultou um pouco a abertura de novos concursos.