Como resumir

como resumir um

Olá, concurseiros. Hoje vamos aprender a resumir textos e artigos para que seus estudos nos concursos públicos sejam um sucesso!!!

Recomendo este vídeo para que você primeiro aumente a sua concentração e só depois leia o texto:

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

RESUMENTAIS – É ASSIM QUE NOMEIO os resumos que ensino com técnicas de mapas mentais.

Índice

Fazer bons ‘resumentais’ e revisá-los com regularidade é a formula para se memorizar um grande volume de matérias a longo prazo.

Sem técnica, é difícil lembrar hoje algo que estudou há apenas um mês atrás.
O concurseiro deve criar 2 bons hábitos do estudo de longo prazo:

-Estudar resumindo bem as matérias;
-Revisar os resumos regularmente.

Regras para fazer bons ‘Resumentais’:

1.O ‘Resumental’ deve ser objetivo, usando apenas as palavras-chave, melhor ainda se puder usar ABREVIAÇÕES, ou no MÁXIMO ‘frases chaves curtas’, também usando abreviações.

O importante é que você use as palavras/abreviações que te façam relembrar, no futuro, o conceito ou a ideia central do tema. Use sempre LETRAS GRANDES.

2.Não faça resumos com textos lineares, são cansativos, monótonos e por isso não chamam a atenção dificultando a memorização.

3.Use muitas cores, no mínimo 3. Quanto mais cores, melhor para memorizar. As cores diferentes chamam mais atenção, e ativam zonas cerebrais que tornam a memorização mais fácil e o estudo mais divertido.

O cérebro fica mais ativo, pois o emocional passa a participar com seu poder criativo e estético. Não é necessário gastar tempo escolhendo as cores, escolha de forma instintiva e impulsiva.

4. Como em um mapa mental, escreva a ideia central no meio da folha, e as informações secundarias ao redor. Ligue estas informações com setas, traços, cobras, pontilhados e etc, mas sempre com coloridos.

A visão é o nosso sentido mais poderoso, estes recursos fazem a visão participar ativamente do processo de memorização.

5.Circule as palavras-chave com círculos, quadrados, triângulos, forma de nuvens e outras formas, utilize sempre sua criatividade. Aqui também deve-se abusar das cores. Tudo isso torna seus Resumentais mais interessantes. Se quiser também pode utilizar desenhos, adesivo, e etc.

6.Cada ficha ou página dos Resumentais devem ter pouca informação, para facilitar a formação da sua imagem mental.

Você deverá fixar o olhar, para fazer uma foto mental de cada página/ficha Resumental. Isso vai facilitar muito as revisões. Com esta técnica, após algumas revisões, bastará olhar a ficha para reativar toda a informação nela contida.

A imagem mental é uma das maneiras mais fáceis de arquivar informações na memória e a mais rápida de se relembrar.

7.Use folha de papel ou fichas. As fichas são melhores e mais duráveis para o manuseio. Coloque título, data e numere seus Resumentais. Isso facilitará a rotina de revisões e também na memorização.

Se preferir, use apenas algumas destas técnicas aos seus resumos rotineiros, já será um bom ‘upgrade’.

Vamos começar?

Abraço da Ursa,

catia pipoca11

Cátia Pipoca é concursanda por natureza 
e dá dicas para concurseiros guerreiros
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br

 

Já escolheu o seu?! Então  compre apostilas para concurso direto com a Nova e acompanhe-nos no Facebook Google Plus!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

avalie a nova