O concurso PC MS está autorizado com 236 vagas e as inscrições devem ser abertas muito em breve, segundo a Secretaria de Administração do Estado.
A Secretária Ana Carolina Nardes comentou sobre o prazo para o início das inscrições do concurso da Polícia Civil MS:
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
“Estamos trabalhando na construção do cronograma de atividades do concurso e em alguns dias será aberto o período de inscrições“, comentou Nardes.
- Adquira: Curso Online Polícia Civil MS
A banca organizadora do concurso já está definida, o que é um ótimo indicativo de que logo o certame virá a público.
Concurso PC MS: Fapec é a banca organizadora!
Na semana do dia 15 de outubro, o Governo do Mato Grosso do Sul divulgou o resultado da licitação para a contratação de uma banca organizadora para o concurso PC MS.
A Fapec foi a banca escolhida e o próximo passo do concurso deve ser a publicação do contrato entre a organizadora e a Polícia Civil no Diário Oficial do Estado.
Logo em seguida, o edital já poderá ser publicado. Como comentado pela Secretária de Administração, podemos esperar que todos esses processos ocorram nos próximos dias.
Panorama Geral do concurso PC MS
O concurso PC do Mato Grosso do Sul tem 236 vagas autorizadas pelo governador Reinaldo Azambuja. Ainda não existem informações se serão lançados um ou mais editais.
A possibilidade de ter mais de um edital se dá porque espera-se a oferta de 206 vagas para cargos diversos e outras 30 somente para o cargo de Delegado.
As 206 oportunidades serão divididas da seguinte forma:
- Perito Papiloscopista: 42 vagas;
- Agente de Polícia Científica: 36 vagas;
- Perito Oficial Forense e Perito Criminal: 75 vagas; e
- Perito Médico-Legista: 53 vagas.
Como foram as últimas seleções PC MS?
As últimas seleções da corporação da Polícia Civil MS aconteceram em 2017 e as vagas ofertadas foram direcionadas para os cargos de Delegado e Agente. No total, foram 210 oportunidades.
De acordo com o edital daquele ano, o certame foi composto pelas etapas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Avaliação Médico-Odontológica;
- Avaliação de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Prova de Títulos;
- Prova Prática de Digitação;
- Investigação Social;
- Prova Oral; e
- Curso de Formação Policial.
Nas Provas Objetivas, os assuntos cobrados se resumiram às matérias Língua Portuguesa, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Civil, Legislação Institucional, Medicina Legal e Criminologia.