Atenção, concurseiros! O edital do concurso CGU está previsto para ser publicado na segunda quinzena de novembro e as provas devem acontecer em fevereiro de 2022!
A informação foi confirmada pelo ministro Wagner Rosário, que também falou sobre os locais de aplicação de prova.
Índice
Ainda não temos informações sobre qual empresa foi contratada como a banca organizadora da seleção de nível nacional, mas essa notícia deve ser dada logo nos próximos dias.
Com o prazo do edital para o final de novembro e as provas em fevereiro, o tempo entre a publicação do edital e a aplicação das provas será de mais ou menos dois meses. Por isso, saiba mais sobre o certame e comece a se preparar para garantir uma vaga!
Concurso CGU: Locais de Prova
As avaliações do concurso da Controladoria Geral da União acontecerão em Brasília e também nas capitais:
- Nordeste: Recife (PE);
- Sul: Porto Alegre (RS);
- Sudeste: São Paulo (SP);
- Centro-Oeste: Brasília (DF);
- Norte: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Palmas (TO).
Concurso CGU: Panorama Geral
O concurso CGU (Controladoria Geral da União) terá a oferta de 375 vagas, sendo 300 de nível superior e 75 de nível médio. Saiba mais sobre as avaliações do certame!
O concurso, que foi autorizado em julho, tem previsões de abrir as inscrições em dezembro de 2021 para ter as nomeações feitas ainda no primeiro semestre de 2022.
Os trâmites para a escolha da banca organizadora já aconteceram e a empresa que estará à frente do certame deve ser divulgada em breve, já que o edital está previsto para este próximo mês de novembro.
Segundo Wagner Rosário, o certame não contará com a formação de um cadastro de reserva, mas conforme a CGU for necessitando, candidatos excedentes poderão ser convocados.
Como foram as provas dos concursos CGU passados?
O último concurso CGU para contratar Técnicos e Analistas aconteceu em 2008 e contou com as seguintes etapas de avaliação:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva, exclusivamente para o cargo de Analista;
- Sindicância de vida Pregressa; e
- Curso de Formação.
Para o cargo de Analista, especificamente, três Provas Objetivas foram aplicadas, além da Prova Discursiva.
Em 2012 foi realizado um concurso para a contratação de Auditores Federal de Controle e Finanças e os contratados poderiam atuar nas áreas de:
- Administração;
- Correição;
- Comunicação Social;
- Auditoria e Fiscalização (Infraestrutura ou Geral);
- Tecnologia da Informação (Sistemas ou Infraestrutura); ou
- Prevenção e Ouvidoria.
As provas desse ano foram compostas pelas matérias: Língua Portuguesa; Língua Inglesa ou Espanhola; Raciocínio Lógico-Quantitativo; Administração Pública; além dos tópicos de Conhecimentos Específicos que variaram de acordo com o cargo concorrido.