O concurso IBGE para temporários que aconteceria em 2021 foi cancelado e os candidatos que se inscreveram poderão receber reembolso dos valores das taxas de inscrição. Saiba mais!
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística passou muitos cortes orçamentários em 2021 e, por isso, precisou cancelar o concurso que realizaria para temporários. Com isso, muitas pessoas que se inscreveram acabaram perdendo o valor que haviam pago para realizar a inscrição.
Índice
- Adquira: Apostila Concurso IBGE
- Adquira: Curso Online IBGE
Recentemente o Instituto anunciou que realizará novas seleções e que devolverá as taxas aos inscritos do concurso cancelado. Confira o comunicado feito pelo IBGE:
“O IBGE está trabalhando para definição dos melhores procedimentos para reembolso, além da contratação da empresa para realização do processo seletivo dos recenseadores e agentes censitários que serão fundamentais para levarmos a campo o Censo 2022 no próximo ano.”
Orientamos aos candidatos que querem o reembolso que fiquem atentos aos canais de comunicação do IBGE, pois em breve o órgão público deve dar mais detalhes sobre as datas de devolução.
Concurso IBGE: Supervisor confirma provas em janeiro
Atenção, concurseiros! O concurso IBGE será aberto e terá provas em janeiro, segundo o Supervisor de Disseminação de Informações do próprio Instituto.
Segundo o Supervisor Eyder Mendes, do Piauí, a banca organizadora do edital já até foi contratada e que já existe um cronograma pré-definido. Confira as prováveis datas:
- Inscrições: 1 de dezembro a 23 de dezembro de 2021;
- Prova objetiva 23 de janeiro, para Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor; já para Recenseador a prova objetiva será aplicada no dia 30 de janeiro de 2022;
- Contratação de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor devem acontecer no dia 28 de março de 2022.
As contratações dos aprovados para o cargo de Recenseador devem acontecer em junho, após a realização de um curso de treinamento que está previsto para maio.
Essas datas, no entanto, são somente preliminares e podem ser alteradas.
Concurso IBGE: Contrato com Cebraspe não será mantido
A confirmação de que o concurso IBGE acontecerá em 2022 veio após o anúncio de que o contrato com o Cebraspe, que primeiramente organizaria as seleções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, será finalizado.
Além da informação sobre o concurso, Mendes também afirmou que existe um cronograma para a realização do Censo, porém as datas ainda não foram divulgadas.
Vale ressaltar que este será o primeiro censo realizado desde 2020, quando foi adiado devido à pandemia. Em 2021, o impedimento foi o orçamento baixo para a realização dessa ação.
Panorama Geral do Concurso IBGE
O edital que foi aberto anteriormente para o concurso IBGE ofertava nada menos que 181.898 vagas para Agentes Recenseadores. Para o cargo de Agente Censitário Municipal, foram ofertadas 5.450 vagas e para Agente Censitários Supervisores, abriram 16.959 oportunidades.
As vagas foram distribuídas da seguinte maneira:
- 181.898 vagas para a função de Recenseador: remuneração por produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos.
- 5.450 vagas para a função de Agente Censitário Municipal: salário de R$ 2.100.
- 16.959 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700.
Os Agentes Censitários teriam um contrato de 5 meses, enquanto os Recenseadores poderiam trabalhar no cargo por 3 meses. Ambas carreiras poderiam ter o contrato estendido conforme a necessidade.