Concurso Seger ES: Edital publicado. Inicial de R$ 6,5 mil!

Olha a boa notícia aí: o edital do concurso Seger ES foi publicado! A seleção conta com 2 mil vagas, entre imediatas e cadastro reserva, para o cargo de Analista do Executivo. 

Concurso Seger ES: Saiu o edital. 2 mil vagas para Analista!

Olha a boa notícia aí: o edital do concurso Seger ES foi publicado!

A seleção conta com 2 mil vagas, entre imediatas e cadastro reserva, para o cargo de Analista do Executivo.

Se interessa pela seleção? Então, confira todos os detalhes a seguir!

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

 

[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo está ofertando 2 mil vagas, sendo 200 imediatas e 1,8 mil em cadastro reserva, para o cargo de Analista do Executivo, que exige nível superior de escolaridade.

Confira as especialidades contempladas, bem como a divisão de vagas:

  • Administração: 25 vagas + 225 CR
  • Arquitetura e Urbanismo: 13 vagas + 117 CR
  • Arquivologia: 1 vaga + 9 CR
  • Artes Plásticas ou Artes Visuais: 1 vaga + + CR
  • Biblioteconomia: 1 vaga + 9 CR
  • Ciências
    • Contábeis: 25 vagas + 225 CR
    • Econômicas: 10 vagas + 90 CR
    • Sociais: 1 vaga + 9 CR
  • Comunicação Social: 3 vagas + 27 CR
  • Direito: 25 vagas + 225 CR
  • Educação Física: 1 vaga + 9 CR
  • Engenharia
    • Agronômica: 1 vaga + 9 CR
    • Ambiental: 1 vaga + 9 CR
    • Civil: 25 vagas + 225 CR
    • Elétrica: 3 vagas + 27 CR
    • Mecânica: 1 vaga + 9 CR
  • Estatística: 3 vagas + 27 CR
  • História: 1 vaga + 9 CR
  • Letras ou Literatura: 1 vaga + 9 CR
  • Nutrição: 10 vagas + 90 CR
  • Pedagogia: 3 vagas + 27 CR
  • Psicologia: 10 vagas + 90 vagas
  • Serviço Social: 10 vagas + 90 CR
  • Tecnologia da Informação: 25 vagas + 225 CR
    • Análise de Sistemas
    • Sistemas de Informação
    • Ciências da Computação
    • Engenharia da Computação

 

Cabe destacar que a remuneração inicial do cargo é de R$ 6.582,60 para jornada semanal de 40 horas.

Além disso, os aprovados também terão direito a auxílio-alimentação de R$ 300.

Por fim, vale frisar que o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aquie saiba mais!

[ps2id id=’inscricoes’ target=”/]Como fazer a inscrição no concurso Seger ES 2022?

As inscrições no concurso Seger ES poderão ser efetuadas a partir das 16 horas do dia 9 de novembro até as 16 horas do dia 13 de dezembro de 2022.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site do Instituto Consulplan, banca organizadora da seleção.

Ademais, a taxa de inscrição é de R$ 68 e deverá ser paga até o dia 14 de dezembro de 2022.

Vale destacar que haverá possibilidade de isenção da taxa para o candidato que for:

  • Inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Doador de sangue; e/ou
  • Eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Estado do Espírito Santo e prestador de serviços no período eleitoral.

 

Para solicitar o benefício, o candidato terá o período entre as 16 horas do dia 9 e as 16 horas do dia 14 de novembro de 2022.

[ps2id id=’requisitos’ target=”/]O que é preciso para ser Analista do Executivo na Seger ES?

Confira os requisitos básicos exigidos para a admissão por meio do concurso Seger ES:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal e na forma do disposto no art. 13 do Decreto n.º 70.436, de 18 de abril de 1972. O mesmo se aplica a outros indivíduos naturalizados;
  • Estar
    • em gozo dos direitos políticos;
    • quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
      quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, não sendo, inclusive, pessoa com deficiência incompatível com as atribuições da carreira, fato apurado pela perícia oficial do Poder Executivo;
  • Ser considerado apto no exame admissional a ser realizado pela perícia oficial do Poder Executivo; e
  • Observar as vedações contidas nos incisos XVI e XVII e § 10 do art. 37 da Constituição Federal de 1988, alteradas pela Emenda Constitucional n.º 19/98 e no Decreto Estadual n.º 2724-R, de 6 de abril de 2011, no que tange à acumulação de cargos.

 

Ademais, como requisitos específicos são exigidos formação de nível superior na área escolhida e registro no respectivo conselho de classe, quando houver.

[ps2id id=’etapas’ target=”/]Etapas avaliativas

A seleção será composta por três etapas, sendo elas:

  • Prova Objetiva (eliminatória e classificatória)
  • Prova Discursiva (eliminatória e classificatória)
  • Avaliação de Títulos (classificatória)

 

As avaliações objetiva e discursiva serão realizadas no dia 22 de janeiro de 2023 no turno da tarde, das 13h às 18h.

Confira os municípios de aplicação, todos no Estado do Espírito Santo:

  • Vitória
  • Cachoeiro do Itapemirim
  • Colatina

 

[ps2id id=’provas’ target=”/]Provas

[ps2id id=’prova-objetiva’ target=”/]Prova Objetiva

O exame objetivo contará com 70 questões divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos.

Confira as disciplinas cobradas, bem como a distribuição das questões:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Raciocínio Lógico-Matemático – 5 questões
  • Noções de Direito Constitucional – 5 questões
  • Noções de Direito Administrativo – 5 questões
  • Ética e Legislação do Estado do Espírito Santo – 5 questões

 

Conhecimentos Específicos

  • Gestão Pública – 10 questões
  • Demais conhecimentos específicos, variantes conforme cada especialidade – 30 questões

 

Cabe destacar que os candidatos à especialidade Direito não precisarão responder às questões de Noções de Direito Constitucional e Administrativo. Sendo assim, a parte de Conhecimentos Gerais para esses candidatos ficará da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa – 15 questões
  • Raciocínio Lógico-Matemático – 5 questões
  • Ética e Legislação do Estado do Espírito Santo – 10 questões

 

[ps2id id=’prova-discursiva’ target=”/]Prova Discursiva

A avaliação discursiva, por sua vez, consistirá na elaboração de uma dissertação entre 20 e 30 linhas. O tema será de acordo com o conteúdo programático.

Ademais, confira os aspectos avaliados:

Seger ES: Discursiva

Seger ES: Discursiva 2

 

 

[ps2id id=’avaliacao-titulos’ target=”/]Avaliação de Títulos

Por fim, os aprovados nas provas objetiva e discursiva serão submetidos à análise de títulos.

Confira as titulações admitidas, bem como a pontuação atribuída a cada uma (o total máximo de pontos é 10):

Seger ES: Titulações

 

[ps2id id=’atribuicoes’ target=”/]Atribuições dos cargos

Confira, por fim, as atribuições do Analista do Executivo:

  • Planejar, coordenar e supervisionar atividades de sua competência e na área de atuação;
  • Analisar e elaborar relatórios, estudos, pesquisas, pareceres, bem como compilar informações relacionadas à sua área de atuação;
  • Pesquisar dados e proceder estudos comparativos, bem como manter banco de dados específicos atualizados, relativos ao setor de trabalho;
  • Analisar atos e fatos técnicos, apresentando soluções e alternativas;
  • Analisar, diagnosticar, acompanhar e avaliar programas, projetos e ações;
  • Manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas atribuições;
  • Executar, acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu setor;
  • Prestar assessoria técnica relativa a assuntos de sua área de atuação/formação;
  • Realizar estudos para elaboração de normas, procedimentos e especificações técnicas;
  • Analisar, acompanhar e dar suporte na elaboração do orçamento e sua execução físico-financeira de ações, projetos e programas sob sua responsabilidade;
  • Desenvolver projetos, objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e os procedimentos;
  • Desenvolver estudos visando à implantação e/ou ao aprimoramento dos processos;
  • Elaborar manuais, fluxogramas, organogramas e gráficos das informações dos processos de trabalho;
  • Auxiliar na análise de processos administrativos e na orientação de procedimentos de forma a resguardar a legalidade dos atos administrativos praticados, emitindo instrumentos técnicos no âmbito de sua área de atuação;
  • Assessorar e orientar no cumprimento da legislação vigente e na verificação do preenchimento dos requisitos legais nos atos e nos procedimentos administrativos;
  • Colaborar na elaboração de normas, instruções, resoluções e demais atos administrativos a serem expedidos, bem como assessorar na interpretação de textos e instrumentos legais;
  • Auxiliar na análise de legalidade de editais, minutas de contratos, convênios, acordos e ajustes celebrados, de acordo com as orientações, minutas padronizadas ou outros instrumentos disponibilizados pela Procuradoria Geral do Estado;
  • Elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização nos assuntos de sua área de atuação;
  • Executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse público;
  • Realizar o controle físico/financeiro dos serviços contratados e executados por empresas especializadas;
  • Elaborar estudos de viabilidade e projetos;
  • Elaborar especificações técnicas de materiais e serviços e respectivas planilhas de quantidades e preços;
  • Acompanhar a aplicação e o atendimento às orientações e às condições de segurança e de qualidade técnica exigidas em sua área de atuação;
  • Dirigir veículos, desde que autorizado; e
  • Executar outras atribuições correlatas, de natureza técnica, compatíveis com o cargo e com sua área de atuação e formação.

[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre a Seger ES

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos foi criada por meio da Lei Complementar n.º 312, de 30 de dezembro de 2004, e tem por competência:

  • Elaborar estudos para reformulação de políticas no Estado do Espírito Santo;
  • Planejar, coordenar e executar as atividades de recursos humanos, de administração geral e patrimônio;
  • Promover e executar as políticas e diretrizes afetas à modernização institucional no âmbito da Administração Pública estadual;
  • Gerir as despesas de custeio no âmbito da Administração Pública Estadual;
  • Administrar as atividades relativas à licitação e contratação firmadas pela Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional, inclusive pregões;
  • Orientar tecnicamente e normativamente os grupos de Administração e de Recursos Humanos;
  • Controlar e fiscalizar as entidades da administração indireta vinculadas à Secretaria; e
  • Acompanhar a gestão de liquidação das empresas públicas estatais.

 

Ademais, confira outros aspectos do órgão:

Missão

Coordenar e integrar o planejamento governamental, buscando a efetividade na alocação de recursos para produzir resultados à sociedade.

Visão

Ser referência por sua capacidade de prover serviços qualificados para apoio à formulação e implementação de planos, programas e projetos, e ser reconhecida pela importância do seu papel na construção do futuro do Espírito Santo.

Valores

  • Simplificação: desempenhar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva;
  • Modernização: desempenhar o trabalho de forma direta, objetiva e efetiva, entregando resultados com máxima qualidade;
  • Integração: unir e compartilhar esforços em prol de objetivos comuns;
  • Profissionalismo: atuar com proatividade, competência, ética e seriedade.