Concurso PGE RJ: Banca organizadora deve ser anunciada até terça-feira (18)!

Concurso PGE RJ: Comissão passa por alteração. Edital previsto para fevereiro!

Atenção, concurseiros! A banca organizadora do concurso PGE RJ deve ser anunciada em breve, até a próxima terça-feira, dia 18 de janeiro. Saiba mais!

Essa informação foi passada pela própria Assessoria de Imprensa da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

É importante ressaltar que as bancas interessadas puderam fazer suas propostas até o dia 28 de dezembro e que, de acordo com os dados do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), quatro empresas estão na disputa, confira:

  • Cebraspe;
  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

Apesar dessas informações, é importante dizer que a PGE não informou a lista completa das instituições participantes do processo licitatório, no entanto, a expectativa é de que o edital seja lançado até fevereiro. Ou seja, teremos mais informações sobre a licitação em breve.

Vale relembrar que no primeiro e último concurso para ingresso na PGE RJ, de 2009, a Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca contratada.

Concurso PGE RJ: 12 vagas serão ofertadas

O certame da PGE do Rio de Janeiro prevê a oferta de 12 vagas imediatas, além do cadastro de reserva, que serão distribuídas da seguinte forma:

  • 2 vagas para Técnico Processual (antigo técnico assistente de procuradoria);
  • 6 vagas para Analista Processual (antigo técnico superior de procuradoria);
  • 2 vagas para Analista Contábil;
  • 2 vagas para Analista de Sistemas e Métodos.

A maior parte dos cargos serão de nível superior, ou seja, exigirão diploma de formação no Ensino Superior. A carreira de Analista, por exemplo, exigirá diploma em Direito, enquanto que para Analista Contábil o requisito será ter graduação em Contabilidade com registro no conselho de classe.

Por fim, para Analista de Sistema, o requisito será o Ensino Superior em áreas de Informática e Computação, como nos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Computação.

Por outro lado, a carreira de Técnico Processual requisitará a formação no Ensino Médio.

É importante dizer que, de acordo com informações, os salários para esses cargos podem variar entre R$ 5.110,00 e R$ 6.900,00.

Concurso contará com Prova Objetiva como forma de avaliação

Os candidatos ao concurso PGE RJ serão avaliados por meio de Provas Objetivas, além de perícia médica e análise de autodeclarações.

A prova para o cargo de Analista Processual, portanto, conterá questões com ênfase e maior aprofundamento em Língua Portuguesa e de Direito, mais especificamente nas áreas de Direito Constitucional, Civil e Empresarial, Processual Civil, Administrativo, Tributário e Financeiro, Trabalho e Previdenciário.

Enquanto isso, a prova para o cargo de Analista de Sistemas e Métodos conterá questões com ênfase e maior aprofundamento na área de Tecnologia da Informação e a prova para o cargo de Analista Contábil conterá questões com ênfase e maior aprofundamento na área de Contabilidade.

Por fim, o edital de abertura definirá os critérios de aplicação e de aferição das provas, bem como o conteúdo programático por disciplina.