Candidatos do concurso ESA, atenção! Foi divulgado o resultado final da seleção, de forma que o concurso foi homologado. Ademais, em breve será iniciado o Curso de Formação Profissional (CFP).
- Confira: Curso Grátis ESA
Nesta quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, foi publicado por meio do Diário Oficial da União o resultado final do concurso da Escola de Sargentos das Armas. Sendo assim, no mês de março, o Curso de Formação Profissional logo será iniciado para aqueles que foram aprovados.
Índice
- Adquira: Apostila Concurso ESA
- Adquira: Curso Online Concurso ESA
Além disso, vale lembrar que a seleção ofertou 1.100 oportunidades de nível médio entre diversos cargos. Ademais, os inscritos foram avaliados por meio de uma série de etapas avaliativas. Sendo assim, confira os detalhes e saiba mais sobre como funciona o CFP!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso ESA: detalhes
Em suma, o concurso ESA ofertou 1.100 oportunidades entre diversos cargos, sendo todos eles de nível médio. Ademais, as áreas contempladas foram as de Geral, Saúde e Música.
Sendo assim, confira a distribuição das vagas entre as carreiras contempladas:
- 900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação) – sendo 180 destinadas à cota de negros;
- 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação) – sendo 20 destinadas à cota de negros;
- 55 para os candidatos da área de Saúde;
- 45 para área Música, para os seguintes instrumentos:
- Clarineta em MIB/Clarineta em SIB – 11 vagas;
- Flauta em Dó/Flautim em Dó – duas vagas;
- Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB – seis vagas;
- Saxofone em MIB/Saxofone em SIB – quatro vagas;
- Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda – duas vagas;
- Trombone Tenor em SIB (de vara) /Trombone Baixo em SIB (de vara) – sete vagas;
- Trompa em Fá – uma vaga;
- Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB – dez vagas; e
- Tuba em MIB/Tuba em SIB – duas vagas.
Além disso, para concorrer a uma das oportunidades apresentadas foi necessário que os candidatos possuíssem idades entre 17 e 24 anos para a área Geral, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Saúde e Música.
Ademais, também foi exigida a altura mínima de 1,60m (exceto para aqueles com até 17 anos, que poderiam possuir o mínimo de 1,57m) para homens e 1,55m para mulheres.
É igualmente importante mencionar que os aprovados no concurso público contarão com remunerações no valor de R$ 5.049,00.
Concurso ESA: Curso de Formação Profissional
Portanto, com a publicação do resultado final do concurso ESA, em breve deverá ser iniciado o Curso de Formação Profissional (CFP). Ademais, o que se prevê é que o curso tenha início no dia 7 de março de 2022 e aconteça até dezembro de 2023.
Ademais, de acordo com as informações que constam no site do Exército Brasileiro, o Curso de Formação Profissional acontece em dois diferentes períodos, denominados “Básico” e de “Qualificação”.
Sendo assim, o período Básico acontece em 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) sob a supervisão da ESA, de forma que tais organizações estão presentes em várias regiões do país.
Além disso, tal período possui a duração de 34 semanas, exceto quando também esteja presente o curso de Tecnólogo, que faz com que a duração da etapa seja de 43 semanas.
Dessa forma, com o fim do período Básico os alunos devem escolher sua qualificação militar de acordo com o mérito intelectual:
- Logística: a qualificação é realizada na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro/RJ
- Aviação do Exército: a qualificação é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté/SP (CIAVEx).
Por outro lado, a etapa de Qualificação tem duração de 43 semanas e, nesse momento, o aluno recebe específicas instruções acerca das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Dessa forma, no fim do curso o aluno é declarado como 3º Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro e poderá ocupar um dos cargos previstos no Quadro de Organização da Força Terrestre.