Um documento, que pede o aumento de número de convocados excedentes do concurso PF, foi protocolado por um deputado federal. O requisito foi para nomear mais Papiloscopistas. Entenda melhor!
De acordo com informações, o deputado federal Nicoletti, que pediu o protocolo do documento, requisitou a nomeação de mais 74 Papiloscopistas.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso PF
- Adquira: Curso Online PF
Esse documento já foi, inclusive, assinado pelo Ministro da Segurança Pública e Justiça, Anderson Torres, no entanto, ainda aguarda a aprovação do Ministério da Economia.
O anúncio desse ofício foi feito por Torres por meio de suas redes sociais. Confira, portanto, quais serão as mudanças nas convocações, caso o pedido de Nicoletti seja aceito.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso PF: convocações de excedentes
O documento assinado por Nicoletti decreta a convocação de candidatos excedentes do concurso da Polícia Federal. O pedido inicial dividiria as vagas da seguinte maneira:
- Delegado: 123;
- Agente de Polícia Federal: 893;
- Escrivão de Polícia Federal: 400;
- Papiloscopista: 10.
Agora, caso o pedido de acréscimo seja aceito, o cargo de Papiloscopista poderá receber nada menos que 84 novos funcionários. Dessa maneira, o número total de excedentes convocados alcançaria os 1.500, que foi o quantitativo previsto pela PF.
O que impede essas novas convocações?
Apesar de ter sido aprovado pelo Ministro da Segurança, o documento ainda precisa receber o aval de outras instâncias. Para isso, alguns aspectos deverão ser levados em consideração.
Confira, portanto, os pontos a serem analisados:
- Existência de vagas na data da nomeação; e, por fim,
- Declaração do ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e a sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrada a origem dos recursos a serem utilizados.
A Polícia Federal ofertou 1.500 vagas, inicialmente, para os cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista e Delegado. Caso a proposta de Nicoletti seja aceita, o número de contratações duplicará. Ou seja, esse aval será ótimo para o quadro de servidores da PF.
No total, a banca registrou 321.014 candidatos inscritos no certame, sendo:
- 222.304 para Agente;
- 53.486 para Escrivão;
- 17.567 para Papiloscopista, e
- 27.657 para Delegado.