Boas notícias, concurseiros! Um novo concurso DPE AM pode ser realizado, visto que um documento publicado traz detalhes acerca de uma nova seleção. Ademais, o último concurso da Defensoria aconteceu no ano passado.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Um novo regulamento divulgado trouxe informações acerca de um novo concurso público para a Defensoria Pública do Amazonas. Ademais, de acordo com o documento serão ofertadas oportunidades de níveis médio e superior.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, vale lembrar que o último concurso DPE AM aconteceu há pouco tempo, em 2021. Sendo assim, saiba todos os detalhes acerca da nova seleção a ser realizada!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso DPE AM: novo edital
Portanto, o regulamento publicado traz alguns detalhes sobre um novo concurso DPE AM que pode acontecer em breve. Nesse sentido, de acordo com o documento serão ofertadas oportunidades para os seguintes cargos:
- Analista Jurídico de Defensoria – Ciências Jurídicas
- Assistente Técnico de Defensoria – Assistente Técnico Administrativo
Além disso, para a carreira de Analista será exigido o Curso Superior em Direito ou Ciências Jurídicas, em nível de graduação, devidamente reconhecido. Por outro lado, para Assistente o requisito será Curso Médio completo, devidamente reconhecido.
Ademais, o regulamento também informa que os aprovados no concurso público serão lotados nas cidades de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Quais serão os requisitos básicos?
É igualmente importante mencionar que o documento também informa que, além dos requisitos de escolaridade, será necessário que os candidatos do concurso da Defensoria Pública do Amazonas cumpram com os seguintes requisitos básicos:
- ser aprovado e classificado no concurso público;
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- atender aos requisitos exigidos para o cargo e a especialidade, na forma do Anexo II do presente Ato;
- ter idade mínima de dezoito anos completos;
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e da especialidade;
- apresentar os laudos de sanidade física e mental;
- apresentar declaração de bens e rendimentos;
- declarar se tem ocupação, ou não, de outro cargo, emprego ou função pública;
- não possuir condenação em órgão de classe, em relação ao exercício profissional, quando exigida inscrição específica para o desempenho das funções do cargo e da especialidade;
- satisfazer as exigências contidas neste Ato e no Edital de Abertura.
Concurso DPE AM: provas
Por fim, também é essencial que os concurseiros que se interessarem pelo concurso DPE AM saibam que serão avaliados por meio de duas etapas avaliativas, sendo elas:
- primeira fase, constituída de provas escritas, eminentemente com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
- segunda fase, apenas para os cargos de analista, constituída de provas escritas, preferencialmente com estudos de casos, de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, durante a prova objetiva será necessário que os inscritos no processo seletivo respondem a 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.