Com a chegada da nova variante Ômicron, o destino dos grandes eventos parece incerto, mas afinal, como ficam os concursos? Acompanhe o que dizem as bancas!
Anteriormente, o final de 2021 foi marcado pelo surgimento da nova variante da Covid-19, a Ômicron. Nesse sentido, é preciso se atentar quanto ao alerta para a realização de grandes eventos, como a aplicação de provas de concursos públicos.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Visão geral sobre os concursos 2022 x pandemia
Como dito anteriormente, a preocupação em relação ao aumento de casos devido à nova variante, se estende a cada dia.
Mesmo com o avanço da vacinação, grandes eventos já estão sendo adiados, como no caso dos desfiles de Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, que devido às circunstâncias serão realizados em abril.
Contudo, muitos candidatos começaram a questionar sobre o futuro dos concursos públicos, que independente das circunstâncias, seguem previstos, com grande oferta de vagas.
Dessa forma, acompanhe a seguir o posicionamento das bancas em relação ao destino das seleções:
Vunesp
Segundo a banca Vunesp, “não há neste momento programação para adiamento de prova, decisão que compete sempre às Comissões constituídas pelos órgãos contratantes.”
Cebraspe
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) não prevê adiamento de concursos, sejam eles novos ou em andamento.
Ainda conforme a banca, “o Cebraspe continuará aperfeiçoando seus protocolos de saúde na aplicação de provas e inovando, de forma a garantir a execução dos eventos sob sua responsabilidade com a excelência pela qual é reconhecido e com total segurança para todos que participam das avaliações.”
Idecan
Da mesma forma, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, o Idecan, diz que permanecerá atento aos desdobramentos da pandemia.
Ou seja, a banca “pretende manter a execução dos seus concursos por confiar nos protocolos que vem adotando com sucesso.”
Idib
Do mesmo modo, o Idib também não pretende adiar ou suspender os seus concursos públicos vigentes.
A banca informa que “tem o compromisso de zelar pela segurança de todos os envolvidos em exames e demais eventos da instituição. Portanto, assim como vem realizando em outras provas pelo país desde o início da pandemia, a banca continuará respeitando as normas sanitárias vigentes para o enfrentamento do novo coronavírus.”
IBFC
Por fim, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o IBFC, também não tem previsão de adiar as provas de concursos públicos.
Como mensagem aos candidatos, a banca diz que:
“Em princípio, temos de considerar que as etapas de concursos públicos envolvem grande número de pessoas e que, além dos cuidados da equipe do IBFC que irá trabalhar na aplicação, é essencial contar com a consciência e responsabilidade dos candidatos.”
Protocolos de segurança usados pelas bancas organizadoras nos concursos
Como dito anteriormente, as bancas não trabalham a possibilidade de suspender ou adiar os eventos previstos dos concursos que estão organizando.
Nesse sentido, confira as medidas de segurança e como as bancas estarão se organizando para receber os candidatos para as provas.
De modo geral, as bancas citadas, seguem as recomendações das autoridades sanitárias dos municípios e dos estados onde as provas são aplicadas.
Ainda assim, são publicados juntamente com o edital as orientações sobre a prevenção à Covid-19 na aplicação da prova. Que são geralmente as seguintes:
- Uso de máscaras durante toda a permanência nos locais de prova;
- Salas e outras dependências passam por reforço na higienização e recebem um público 40% menor do que a capacidade máxima;
- Aferição de temperatura corporal e a limpeza das mãos por álcool 70% logo na entrada.
De modo geral, podemos concluir que apesar da preocupação e cuidado com a nova variante, os concursos seguem a todo vapor! A Nova Concursos ressalta a todos os concurseiros que os cuidados devem ser redobrados.
Será obrigatório o comprovante de vacinação nos concursos?
Por fim, a exigência do comprovante de vacinação poderá variar de acordo com cada concurso. Sendo assim, é necessário que o candidato fique atento ao edital de abertura do concurso, ou, então, ao edital de convocação contendo as regras e orientação para as provas.
Lembrando que, os candidatos do concurso MP TO Promotor receberam a notícia de que o comprovante de vacinação será exigido. A determinação foi do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao Ministério Público do Tocantins.
O Cebraspe, organizador, informou que o candidato que não apresentasse o comprovante de vacinação não poderia realizar a prova preambular e as provas discursivas.