Atenção concurseiros! Após incertezas e suspensões, as provas do concurso PM AM foram realizadas neste domingo (06). Entretanto, o número de faltosos foi alto e passou dos 20 mil. São 1.350 vagas!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso PM AM: como foram as provas e quantos faltosos?
As provas do concurso da Polícia Militar do Amazonas aconteceram neste último domingo (6), após suspensões e incertezas na última semana.
- Adquira: Apostila Concurso PM AM
- Adquira: Curso Online Concurso PM AM
Assim, mais de 111 mil candidatos realizaram as provas. Entretanto, cerca de 20,8 mil faltosos foram registrados.
Sendo assim, o número representa 18,6% de abstenção. Ademais, as provas foram aplicadas em dois turnos. Portanto, foram:
- Manhã: das 8h às 11h30, para o cargo de nível médio (Soldados), segundo o horário oficial da cidade de Manaus
- Tarde: das 15h às 19h30, para os cargos de nível superior (Oficial), segundo o horário oficial da cidade de Manaus.
Portanto, de manhã foram registrados 17.498 faltosos de um total de 88.854 candidatos inscritos.
Já no período da tarde, o número de faltosos foi 3.321, de um total de 22.777 inscritos no certame.
Além disso, importante lembrar que as avaliações ocorreram nas cidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé, no Amazonas.
E os gabaritos?
Segundo a corporação, os gabaritos preliminares estão previstos para serem divulgados na próxima terça-feira, 8 de fevereiro.
Assim, a divulgação ocorrerá por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora.
Como foram as provas?
Os inscritos no cargo de Soldado responderam a 60 questões sobre Língua Portuguesa; Geografia do Amazonas; História do Amazonas; Raciocínio Lógico Matemático; Noções de Informática; e Legislação Institucional.
Entretanto, os inscritos para Oficial responderam a 80 questões. Assim, as disciplinas cobradas foram conforme a área escolhida (Saúde ou Geral).
O que é preciso para ser aprovado?
Para que o candidato seja aprovado, entretanto, é preciso que alcance, no mínimo, 50% de aproveitamento no exame.
Quais as outras etapas?
Além disso, importante destacar que os habilitados e classificados nesta primeira fase ainda serão avaliados por meio de outras etapas. Portanto, confira:
- exame de títulos (oficial da Saúde);
- avaliação médica, odontológica e toxicológica;
- exame físico;
- investigação social;
- exame psicotécnico; e
- entrega de documentos.
Concurso PM AM: protesto e prisão
Candidatos reclamaram muito no dia das avaliações. Isso porque houve erro, segundo eles, no cartão de confirmação do local de prova.
Assim, o erro fez muitos candidatos perderem os exames e se mostraram indignados com a situação.
Já a banca organizadora disse que o erro é dos próprios candidatos que não checaram o cartão com antecedência.
Portanto, o caso aconteceu de manhã na Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoas, na Cachoeirinha.
Os candidatos afirmam que no documento constava que a escola ficava localizada na Avenida Tapajós, no Centro de Manaus.
Entretanto, há mais de quatro anos a unidade foi transferida para a Avenida Urucurá, na Cachoeirinha, na Zona Sul.
Depois do questionamento, o diretor adjunto da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Augusto Costa, afirmou que o cartão precisava ser visto e analisado com antecedência.
“A gente pede que as pessoas se organizem antes, cheguem cedo, chequem, verifique, o edital é claro você precisa olhar o seu local. Não bastando isso, quando tem modificação, a gente ainda coloca a nossa equipe para orientar as pessoas, para que cheguem com tranquilidade nos devidos locais”, disse.
Além disso, dois homens acabaram presos na Zona Norte de Manaus por suspeita de tentar fraudar a avaliação. Os casos foram em duas escolas distintas.
Segundo o plantonista do 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP), delegado Cicero Túlio, um dos casos envolve um Analista de Sistemas, responsável pelas questões de informática e que repassaria as respostas para outras pessoas.
Concurso PM AM oferece 1.350 vagas
O concurso da Polícia Militar do Amazonas está ofertando um total de 1.350 vagas, sendo 1.000 para Aluno Soldado, de nível médio, e 350 para o Aluno Oficial, de nível superior.
Entretanto, para Aluno Oficial, serão 320 para Oficiais e 30 para o Oficial de Saúde. A idade cobrada é de até 35 anos no momento da inscrição.
Por fim, os aprovados terão salários iniciais de R$ 4.831,43 (Soldado) e R$ 12.468,18 (Oficial).