Atenção concurseiros! O concurso Guarda de Nova Iguaçu – RJ está cada vez mais perto de ser retomado. Segundo a Prefeitura Municipal da cidade, um novo cronograma deve sair até junho deste ano.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Guarda de Nova Iguaçu – RJ: novo cronograma em breve
A Prefeitura quer divulgar um novo cronograma para o concurso da Guarda Municipal de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
Assim, segundo o Executivo, o documento deve sair até o mês de junho deste ano, ou seja, quando o concurso também deve ser retomado.
“O cronograma está sendo refeito e a previsão de retomada é para o segundo trimestre de 2022”, disse a Prefeitura.
Inscrições
Posteriormente, questionada sobre a reabertura das inscrições, a Prefeitura de Nova Iguaçu disse que não há possibilidade.
Segundo o Executivo, o cronograma será divulgado, já com as novas datas de realização das provas objetivas, ou seja, não haverá reabertura das inscrições.
“Quando o concurso foi suspenso, o prazo de inscrição já estava encerrado e a lista de candidatos inscritos divulgada. A próxima etapa será a divulgação dos locais da provas aos inscritos e a sua realização”, concluiu a prefeitura.
Sendo assim, o concurso conta com mais de 30 mil candidatos inscritos. Assim, foram 31.238 inscrições, sendo 6.827 mulheres e 24.411 homens.
Ademais, a maior concorrência está entre as mulheres, com cerca de 227 candidatas por vaga.
Por outro lado, entre os homens, a disputa é de cerca de 143 candidatos por vaga (quase 40% inferior).
Contrato prorrogado
Recentemente o contrato com a banca organizadora, a RBO, foi prorrogado e segue válido agora até o mês de fevereiro do próximo ano.
Além disso, uma nova comissão foi formada para dar andamento aos preparativos da retomada do concurso.
São 200 vagas
Ao todo, são 200 vagas ofertadas para Guardas Municipais em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro.
Assim, desse total, 100 são imediatas (15 para mulheres e 85 para homens) e as outras 100 são para a formação de um cadastro de reserva.
Requisitos e salários
Para concorrer é exigido o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. Já o salário inicial será de R$ 1.651,95. Portanto, confira todos os requisitos:
- Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa
- Ter, no mínimo, 18 anos na data de publicação deste edital;
- No caso do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar, nos termos do Decreto nº 57.654/66, alterado pelo Decreto nº 93.670/86;
- Ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral;
- Possuir documentação comprobatória dos requisitos mínimos exigidos para o cargo;
- Ter aptidão física e mental e não possuir deficiência física incompatível com o exercício do cargo, comprovada em inspeção realizada pelo Serviço Médico indicado pelo Município de Nova Iguaçu;
- Não estar, no ato da posse, incompatibilizado para nova nomeação em novo cargo público;
- Ademais, não possuir antecedentes criminais, bem como nada ter que o desabone, segundo critérios de investigação reservada, com a exigência de apresentação de certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital, conforme previsto no artigo 10º da Lei nº 13.022/2014;
- Não ter sido demitido de qualquer cargo ou emprego público, em decorrência de processo administrativo disciplinar ou por justa causa;
- Além de não estar respondendo a processo de exclusão ou ter sido excluído por motivo disciplinar das Forças Armadas ou Auxiliares ou de estabelecimento de ensino civil ou militar;
- E não ter sido condenado, em sentença inapelável, por crime ou contravenção penal, de natureza civil ou militar; caso esteja sub-judice, a sentença condenatória superveniente acarretará em exclusão do candidato deste concurso público;
- Possuir idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital;
- Não estar com idade de aposentadoria compulsória;
- Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal.
Etapas de avaliação
Os candidatos inscritos no certame serão avaliados em diversas etapas. A primeira será a prova objetiva, com 40 questões. Portanto, as disciplinas são:
- Língua Portuguesa (10);
- Matemática (05); e
- Conhecimentos Específicos (25), com foco em Legislação de Trânsito.
E para ser aprovado o candidato precisará acertar, no mínimo, 50% dos pontos da prova. Assim, confira as demais etapas:
- exame antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- exame psicotécnico;
- exame médico;
- investigação social e documental; e
- curso de formação.