Concurso IBGE: Saiu mais um edital. Oportunidade para nível médio. 48 vagas!

Concurso IBGE com 895 vagas efetivas é iminente. Banca Cesgranrio!

Atenção concurseiros! Um novo edital foi lançado para o concurso IBGE, com 48 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento, exigência nível médio. As inscrições terminam nesta semana, então fique atento!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova  . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Concurso IBGE: Inscrições terminam nesta semana

As inscrições para o novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com 48 vagas, terminam nesta semana.

Assim, não percam o prazo. Elas foram abertas nesta segunda-feira (7) e se encerram na sexta-feira (11).

Portanto, as inscrições devem ser realizadas de forma online ou presencial. Além disso, não haverá taxa de inscrição.

Sendo assim, caso a inscrição seja online, o candidato deverá preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail da unidade estadual do IBGE (anexos II e III) que abrange a localidade da vaga para qual deseja concorrer.

Fora isso, deve mandar cópia do seu documento de identidade e da documentação que comprove cada um dos seus títulos acadêmicos.

Portanto, esta seleção será composta apenas por uma análise curricular, a partir do envio dos documentos no ato da inscrição. Ou seja, não haverá provas!

Posteriormente, o resultado final de análise da documentação está marcado para o dia 25 de março.

Concurso IBGE: vagas e salários

O concurso anunciado nesta segunda-feira ofertará um total de 48 vagas para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

Além disso, os aprovados ainda serão contratados pelo período de um ano, cabendo prorrogação caso seja de interesse do IBGE.

Fora isso, entre os principais requisitos para inscrição estão o ensino médio completo.

Portanto, as vagas estão distribuídas pelos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Concurso IBGE para o Censo está em andamento

Mais de 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para o concurso IBGE, para o Censo Demográfico 2022, que terminaram em janeiro. Portanto, confira:

  • 513.459 inscritos para os cargos de Agente, de nível médio; e
  • 588.452 para o posto de Recenseador, de nível fundamental. 

O concurso está ofertando 206.891 vagas temporárias em todo o Brasil, com salários de R$1.700 para o Agente Supervisor e R$2.100 para o Agente Municipal.

Por outro lado, no caso do Recenseador, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, por unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Provas em abril

Os inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas, realizadas no dia 10 de abril, sendo na parte da manhã para os Recenseadores e à tarde para os Agentes. Portanto, confira a estrututa:

  • Agentes – 60 questões
    • Língua Portuguesa (dez);
    • Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
    • Ética no Serviço Público (cinco);
    • Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
    • Conhecimentos técnicos (20).
  • Recenseador – 50 questões
    • Língua Portuguesa (dez);
    • Ética no Serviço Público (cinco);
    • Matemática (dez); e
    • Conhecimentos técnicos (25).

“O conteúdo a ser cobrado na prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato obtenha os conhecimentos necessários para responder as questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da FGV”, afirma o coordenador de RH do IBGE, Bruno Malheiros.

Além disso, as provas serão realizadas em todos os municípios em que houver vagas, ou seja, nos 26 estados, além do Distrito Federal.

Posteriormente, os Recenseadores realizarão um treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias.

“Antes prevista para 1º de junho, a data da coleta precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários”, anunciou o IBGE.