Servidores do Instituto Nacional de Seguro Social realizarão uma paralisação nesta quarta-feira (9), reivindicando um novo edital para o concurso INSS. Confira os itens que serão pauta de reunião!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Concurso INSS: paralização acontece nesta quarta-feira
Está marcada para esta quarta-feira, 9 de março, uma paralisação dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social.
- Adquira: Apostila Concurso INSS
- Adquira: Curso Online INSS
Assim, eles pedem um novo concurso público para o instituto, uma vez que os cargos vagos têm aumentado e há falta de servidores.
Ademais, a participação de trabalhadores(as) será representada por 12 Estados e o Distrito Federal.
Além disso, ela foi autorizada pela Plenária Nacional da Fenasps. Serão 24h de paralisação e realização de atos nesta quarta-feira.
Isso porque a Plenária aprovou ainda a intensificação da mobilização para deflagração da GREVE GERAL dos Servidores Públicos Federais a partir de 23 de março.
“Orientamos todos(as) os(as) servidores(as) para se organizarem e aderirem à Greve”, pediu a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.
Pontos principais
Portanto, confira um resumo com as principais resoluções aprovadas na Plenária Nacional do último sábado, 5 de março:
- Orientar que os Servidores realizem paralisação das atividades com atos nos locais de trabalho. Orientar os servidores a realizar paralisação e atos nos locais de trabalho no dia 9 de março (data que terá reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni). Que os servidores no teletrabalho não puxem tarefas, com apagão total das atividades do INSS.
- Orientar os Estados a enviarem caravanas a Brasília dia 16 de Março para ato por reajuste salarial emergencial;
- Indicativo de Greve Geral Unificada com Servidores Públicos Federais a partir de 23 de março. Reivindicações: reposição salarial de 19,99%, melhores Condições de Trabalho, Plano de Carreira e em Defesa do Serviço Público;
- Orientar os Estados filiados e oposições quanto à instalação do Comando de Mobilização para construir a GREVE.
- Após DEFLAGRAÇÃO DA GREVE, instalação do Comando Nacional de Greve.
- Quem entrar em Greve, orienta-se que informe aos Sindicatos ou Comando de Greve do Respectivo Estado onde trabalha.
Confira aqui a íntegra das resoluções aprovadas.
Reunião em pauta
Além disso, no mesmo dia, haverá uma reunião do ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, com representantes sindicais.
Portanto, confira abaixo alguns dos itens que serão pauta da reunião:
- Novo edital para o INSS
- Implementação do Programa de Gestão
- redução de 20% em relação às metas exigidas
- criação do Auxílio Teletrabalho, o auxílio saúde e creche, vale-alimentação
- derrubada do veto de R$ 1 bilhão no orçamento do INSS
- reposição salarial de 19,99%
Quando sai o novo edital do concurso INSS?
É o que os concurseiros e servidores buscam saber! E segundo informações, a autorização para o novo certame deve sair ainda neste mês de março.
Além disso, o presidente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) Leonardo Rolim, já informou que a intenção é realizar o concurso antes das eleições presidenciais.
Segundo ele, isso seria para que as nomeações ocorram ainda em 2022. Entretanto, para isso o Ministro da Economia, Paulo Guedes, deve autorizar o edital até abril!
Mais de 7 mil vagas solicitadas
Moarcir Lopes, presidente da Fenasps, disse ainda em 2021 que 7.500 vagas foram solicitadas e devem ser autorizadas.
“Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, afirmou Moarcir Lopes, presidente da Fenasps, ainda em 2021.
Ademais, somente para repor o quadro de temporários o INSS precisa de mais de 3 mil vagas.
Assim, o pedido de concurso INSS foi enviado e segue em análise no Ministério da Economia; são vagas em todo o país.