Atenção concurseiros! O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou um novo concurso PMERJ com 2 mil vagas; as provas serão ainda este ano. Além disso, uma seleção para temporários deve preencher mais 834 vagas!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso PMERJ: quando sai o edital?
Ainda não há uma data concreta para a publicação, mas um novo edital para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro sairá em 2022.
Assim, a informação foi confirmada pelo governador Cláudio Castro, nesta quinta-feira (10). São 8 anos sem seleções para efetivos na corporação.
De acordo com o governador, então, serão ofertadas 2 mil vagas para homens e mulheres.
Além disso, ele ainda confirmou que as provas objetivas serão aplicadas ainda em 2022, uma vez que há previsão de convocação em 2023.
“Desde o ano de 2014, o governo do Estado não abre vaga para concurso de soldado da Polícia Militar. E agora estamos abrindo o concurso para o ano de 2022 ainda. São 2 mil vagas para praças (soldados). É a gente demonstrando que o governo do Estado volta a ter capacidade de investimento na Polícia Militar, na Polícia Civil. Ou seja, na Segurança Pública”, disse o governador.
Além disso, Cláudio Castro ainda alertou aos concurseiros, afirmando que “fique ligado que já já a gente abre o edital”.
Sendo assim, segundo a corporação, detalhes do edital ainda estão sendo finalizados, como a contratação da banca, definição do cronograma e número de vagas divididas!
Requisitos, etapas e salários do concurso PMERJ
Entretanto, vale destacar que a carreira de Soldado, que deve ser contemplada, possui alguns requisitos importantes. Portanto, veja:
- Idade entre 18 e 32 anos;
- Ensino médio completo;
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Ademais, o salário inicial aos aprovados é no valor de R$ 3.452,55 e o regime de contratação é o estatutário, ou seja, que garante a estabilidade.
Idade máxima aumentou
Assim, a idade máxima para ingresso na Polícia Militar do Rio de Janeiro é de 32 anos, atualmente.
Isso porque, recentemente, foi publicada a Lei nº 9.546, que aumentou o limite que antes era de 30 anos.
Etapas de avaliação
Vale destacar, entretanto, que os inscritos no certame serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção. Portanto, são elas:
- Exame intelectual (prova objetiva e redação);
- Avaliação psicológica;
- Exame antropométrico;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Exame toxicológico;
- Exame médico;
- Investigação social e documental.
No último concurso, foram cobrados na prova: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões).
PMERJ também abrirá 834 vagas temporárias em breve
Durante seu pronunciamento nesta quinta-feira, o governador ainda confirmou a realização de um processo seletivo para temporários.
Assim, serão ofertadas 834 vagas para Praças e Oficiais. Portanto, o edital deve sair ainda este ano, uma vez que já foi autorizado.
“Outra novidade é para a área da Saúde da corporação, onde autorizei a publicação do edital de convocação de 800 profissionais temporários para oficiais e praças, com seleção e ingresso previstos ainda para este ano”, disse o governador.
A idade exigida neste caso é de 18 a 35 anos. Além disso, o nível médio ou técnico, para Praças, e a graduação na área específica, para Oficiais, também serão exigidos.
- Nível superior
- Oficiais – 41 vagas
- Medicina (205);
- Medicina Veterinária (6);
- Enfermagem (60);
- Farmácia (dez);
- Psicologia (29);
- Fisioterapia (12);
- Nutrição (12);
- Fonoaudiologia (3);
- Odontologia (77); e
- Assistente Social (7).
- Oficiais – 41 vagas
- Nível médio
- Praças – 413 vagas
- Auxiliar de saúde bucal (100);
- Técnico
- Nutrição (5);
- Raio-X (11);
- Anatomia Patológica (4);
- Laboratório (15)
- Farmácia (23)
- Enfermagem (250)
- Massoterapia (a definir);
- Auxiliar veterinária (cinco);
- Praças – 413 vagas