Com provas marcadas para o dia 17 de abril, o concurso Diplomata vai liberar a consulta aos locais no dia 8 de abril. A oferta é de 34 vagas de nível superior. Confira detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Diplomata: provas em abril
Foi publicado no dia 16 de fevereiro, o edital do concurso Diplomata com a oferta de 34 oportunidades de nível superior.
Assim, as inscrições se encerraram no último dia 20 de março. Com isso, as avaliações já começam a se aproximar.
Primeiramente, vale destacar que as Provas Objetivas da seleção serão aplicadas nos 26 estados do país e no Distrito Federal na data provável de 17 de abril de 2022.
Locais de prova
Com isso, os locais de prova deverão ser liberados para consulta no dia 8 de abril.
Portanto, a publicação deve ser feita no site da banca Iades e também no Diário Oficial da União.
Como serão as provas?
Além disso, a realização da prova acontecerá em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, com duração de 3 horas; e o segundo, iniciando-se às 15 horas, com duração de 3 horas.
Ademais, nesse dia os concurseiros deverão responder a 73 questões de múltipla escolha. Portanto, confira as disciplinas:
- Língua Portuguesa – 10;
- Língua Inglesa – 09;
- História do Brasil – 11;
- História Mundial – 11;
- Política Internacional – 12;
- Geografia – 06;
- Economia – 08;
- Direito – 06.
Outras etapas
Além da primeira etapa, composta pela prova objetiva, os inscritos ainda serão avaliados por meio de outras duas fases. Portanto, confira:
- Segunda Fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.
- Terceira Fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
A segunda fase acontece somente nas capitais onde houver candidatos aprovados na objetiva. Assim, ela será dia 30 de abril.
- Confira ainda: O que faz um Diplomata? Descubra tudo sobre a carreira!
Concurso Diplomata: vagas, cargos e salários
Em suma, o novo concurso do Ministério das Relações Exteriores (MRE) oferta 34 oportunidades de nível superior para o cargo de Terceiro-secretário da carreira de Diplomata.
Ademais, 25 vagas são para ampla concorrência, 07 destinadas a candidatos negros e 02 para candidatos com deficiência (PcD).
Além disso, os aprovados no concurso contarão com salários iniciais no valor de R$ 19.199,96.
Requisitos
- ser brasileiro nato, conforme o art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal e o art. 36 da lei nº 11.440/2006;
- estar no gozo dos direitos políticos;
- em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da lei nº 9.394/1996;
- ter idade mínima de 18 anos;
- ter sido aprovado no concurso; e,
- nos termos do art. 14, parágrafo único, da lei nº 8.112/1990, e suas alterações, apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.