Um novo concurso CBMERJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro), com vagas para Oficiais, deve ser realizado em breve. Ajustes no cronograma estão sendo feitos e as provas devem acontecer até junho, ou seja, o edital deve sair esse mês!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso CBMERJ: quando sai o novo edital?
É o que os concurseiros querem saber e tudo indica que o edital do concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro deve sair esse mês.
Isso porque foi anunciado que o cronograma está passando por ajustes finais e que as provas devem ser aplicadas ainda no primeiro semestre.
Ou seja, para que as provas aconteçam até junho, o edital deve sair o mais rápido, uma vez que ainda tem o tempo de inscrições.
Banca pediu ajustes
Vale lembrar que, na última semana, a Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora, pediu que ajustes no cronograma fossem considerados.
Entre os pedidos, porém, estão o prazo de inscrição, que deverá ter mais de 30 dias, e o limite para a banca fornecer os gabaritos, passando para dois dias após as provas.
Sendo assim, a partir dessas alterações, o contrato entre as partes será assinado e o edital poderá ser publicado.
Concurso CBMERJ: saiba detalhes da seleção
Caso seja publicado, o concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro deve oferecer 40 vagas para Oficiais.
Assim, o nível médio completo será cobrado. Além disso, não há limite de idade para ingresso.
Já o salário bruto de um Cadete (militar em formação para se tornar Oficial) é de, aproximadamente, R$3.200 inicialmente.
Entretanto, após três anos de formação, os vencimentos, estando ele já como Aspirante, chegam a R$6 mil.
Etapas de avaliação
Sob a organização da banca Fundação Getúlio Vargas, os inscritos serão avaliados por meio de várias etapas. Portanto, são elas:
- provas objetivas
- exame físico (corrida de meio fundo – 2.400 m em 12 minutos; natação – 100 m em dois minutos e meio; flexão e extensão de MMSS – barra fixa; abdominal – 35 repetições em um minuto);
- exame de de saúde; e
- pesquisas documental e social.
Prova terá 100 questões
Marcados para aplicação no Rio de Janeiro, as provas do concurso do Corpo de Bombeiros deve contar com 100 questões. Sendo assim, confira:
- Língua Portuguesa (15 perguntas);
- Matemática (15);
- Física (15);
- Química (15);
- Biologia (10);
- Geografia (10);
- História (10);
- Língua Estrangeira (05); e
- Sociologia (05).
Ademais, os aprovados serão convocados para as demais etapas, a serem aplicadas pelo próprio Corpo de Bombeiros.