Atenção concurseiros! A previsão era que o concurso Receita Federal fosse autorizado em março. Entretanto, não aconteceu. Agora, o deputado Darci de Matos (PSD/SC) levou à pauta até a Câmara dos Deputados.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Receita Federal: aval sai ou não sai?
O Concurso da Receita Federal segue sem aval, ainda previsto para 2022 e ganhando mais apoio para que seja publicado em breve.
Desta vez foi o deputado Darci de Matos (PSD/SC) que falou do concurso. Ele levou à pauta até a Câmara dos Deputados.
De acordo com o deputado, o concurso é muito importante para o órgão. Assim, ele ainda citou as carências da Receita.
“O pleito da Receita Federal, senhor presidente, diz respeito a três questões fundamentais. É preciso fazer o concurso público porque estão faltando auditores no Brasil (…)”, disse.
Além disso, o deputado ainda citou que a Receita Federal é de extrema importância para o país.
“Nós sabemos da importância que tem a Receita, não só no sentido de arrecadação de recursos para políticas públicas, mas a Receita Federal vai além, combate à corrupção, combate o contrabando, o tráfico de drogas nas fronteiras. Ela tem uma importância fundamental”, completou.
Aval atrasou e fica sem previsão
Assim, a previsão inicial para a publicação do edital para a Receita Federal era março deste ano. Entretanto, não aconteceu!
Agora, o concurso segue sem nenhuma nova previsão, uma vez que ainda aguarda aval!
Isso porque o prazo havia sido passado após uma sequência de reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Além disso, o governo já manifestou o interesse em autorizar a seleção, mas os trâmites ainda não saíram do papel.
O aval do certame não tramita desde fevereiro e esse é um dos motivos pelo atraso na previsão.
Sendo assim, o último andamento foi em 4 de fevereiro, quando foi recebido na Coordenação de Assuntos de Fiscalização e Controle.
Vagas e cargos
De acordo com o órgão, a autorização do Ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá ser para preenchimento de 699 vagas.
Portanto, de acordo com o pedido, foram solicitadas 230 vagas para Auditor-Fiscal e 469 vagas para Analista-Tributário.
Ademais, a remuneração atual é de R$ 21.487,09 já somada com o auxílio-alimentação de R$458.
Concurso Receita Federal: Nomeações no próximo ano?
Mesmo com o edital sendo publicado neste ano de 2022, as nomeações dos aprovados no certame devem acontecer apenas em janeiro de 2023.
Assim, a informação é do chefe de Gabinete do órgão, auditor-fiscal Antônio Márcio.
Portanto, entre os principais motivos para o adiamento dessas nomeações estão a demora na autorização e o período eleitoral.
Em ano eleitoral, a realização de concurso é permitida normalmente, entretanto, não é possível nomear ‘nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito’.
“Saímos de reunião com otimismo elevado de que o concurso sairá este ano. É algo que deve ser comemorado pois a casa está sangrando com a falta de pessoal”, disse o secretário-geral da Receita.