Novidades para os concurseiros! Foi protocolado um pedido de edital para novo concurso Funai. Ademais, são solicitadas 1.071 oportunidades entre diversas carreiras de níveis médio e superior, visto que a Fundação conta com um grande déficit de servidores.
Sendo assim, um novo concurso para a Fundação Nacional do Índio poderá ocorrer no primeiro semestre de 2023, visto que foi protocolado um pedido para novo edital. Ademais, a solicitação visa a autorização de concurso para o provimento de 1.071 vagas.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, vale destacar que o órgão conta com um grande número de cargos vagos que podem afetar os trabalhos executados, de forma que a realização da nova seleção é fundamental e urgente.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso Funai: pedido protocolado
Portanto, um pedido para autorização de um novo concurso Funai foi recentemente protocolado e visa a oferta de diversas oportunidades entre carreiras de níveis médio e superior.
Além disso, o novo concurso é de extrema importância e urgência, visto que atualmente o órgão conta com cerca de 2.279 cargos vagos. Sendo assim, a Fundação conta no momento com o limite mínimo de servidores:
“A autorização de novo concurso público se justifica por ser medida urgente e fundamental ao fortalecimento da capacidade institucional da Funai em garantir a execução de sua missão e, assim, garantir que o Governo Federal cumpra com seu dever de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil”, informa o pedido.
Vagas, cargos e remunerações
Em suma, o pedido protocolado para novo concurso Funai prevê a oferta de 1.071 oportunidades entre uma série de cargos, sendo 692 delas para nível médio e 379 para nível superior.
Sendo assim, confira a distribuição das vagas previstas entre as carreiras a serem contempladas:
Nível Médio
- Agente em Indigenismo – 675 vagas;
- Técnico em Contabilidade – 17 vagas.
Nível Superior
- Administrador – 23 vagas;
- Antropólogo – 19 vagas;
- Arquiteto – 06 vagas;
- Arquivista – 05 vagas;
- Assistente Social – 40 vagas;
- Bibliotecário – 06 vagas;
- Contador – 16 vagas;
- Economista – 05 vagas;
- Enfermeiro – 02 vagas;
- Engenheiro – 19 vagas;
- Estatístico – 05 vagas;
- Engenheiro Agrônomo – 27 vagas;
- Engenheiro Florestal – 05 vagas;
- Geógrafo – 06 vagas;
- Indigenista Especializado – 134 vagas;
- Médico – 01 vaga;
- Médico Veterinário – 02 vagas;
- Odontólogo – 02 vagas;
- Pesquisador – 11 vagas;
- Psicólogo – 16 vagas;
- Sociólogo – 16 vagas;
- Técnico em Assuntos Educacionais – 02 vagas;
- Técnico em Comunicação Social – 10 vagas;
- Zootecnista – 01 vaga.
É igualmente importante frisar que ainda não são conhecidos maiores detalhes do novo concurso, como as remunerações a serem recebidas pelos aprovados e contratados pela Fundação.
Concurso Funai: cronograma previsto
Por fim, é de suma importância mencionar que o pedido protocolado para um novo concurso Funai também conta com um cronograma previsto que informa que, caso autorizada, a seleção ocorrerá no primeiro semestre de 2023. Confira:
- Primeiro semestre de 2023:
- Formação da Comissão Organizadora, que acompanhará a realização do concurso desde a etapa de produção do projeto básico, definição da banca, publicação do edital até as etapas do pós-edital: inscrições, provas e outros;
- Contratação de empresa que será responsável pela realização do Concurso Público;
- Lançamento do Edital de Abertura;
- Realização das Provas Objetivas;
- Homologação do Resultado do Certame.